MORTE DE KURT COBAIN

NIRVANA NÃO VOLTA MAIS...






nirvana







Quem tinha de doze a vinte anos em 1990 , saberá bem o que estou lamentando. Era uma época em que a música eletrônica pulsava, e o rock boiava entre o alternativo e o clássico. Minha geração ficava procurando ídolos na esquina e a moda era banda de um hit só: chegavam, estouravam e sumiam... O Guns and Roses já tinham uma certa bagagem, mas nada que pudesse se levar muito a sério. Mas de repente, eis que surge mais um surto do cenário underground, e não era moda, não era um hit só, era muito mais que isso, surgia à banda Nirvana.


O Nirvana é ,com certeza, a banda que tem a cara dos anos 90 e que mudou o conceito do rock ( até então ). O Som era punk com canções que passavam ora medo, ora fúria. A banda teve umas inda e vindas de alguns integrantes, mas a formação que iria sacudir o mundo era formada por Kurt Cobain, Chris Novoselic e Dave Grohl.

O grupo não emplacou só uma dúzia de hits , eles também mostraram ao mundo a cena grunge da fria Seattle ( E.U.A) , junto com as bandas Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Screaming Trees, dentre outras. Eu usei cavanhaque, eu vesti camisa de flanelas, eu copiei os americanos, eu escutei e comprei "Nevermind” (1991). Uma obra-prima (vendeu mais de 10.000.000 de cópias) do início ao fim, onde todas as músicas se destacam.

Mas como todo fã alternativo, prefiro o lado b do Grupo , gosto do disco "Bleach"(1989) um pequeno clássico. Está lá a música que mais gosto do grupo "About a Girl” .O grupo ainda lançaria, o perturbado In Útero em 1993(que tem a excelente “ Rape Me") e um antológico MTV Unplugged In New York em 1994 .




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O Nirvana possui uma estatística negativa, por ter feito um dos piores shows de Rock em terras brasileiras, com um Kurt Cobain fazendo tudo que um bêbado , drogado e perdido tem direito: mijando na câmera , cuspindo nos assistentes e não cantando nada.

Mas não foi um show “errado” que apagaria de vez o fenômeno Nirvana, mas sim um tiro na cabeça dado em 04 de abril de 1994( lá se vão 14 anos). Seu corpo só foi achado quatro dias depois, com heroína suficiente para matar um elefante, nem precisava o tiro.Sua morte foi uma ducha fria para o rock, e com certeza para todos da minha geração.Nunca, nunca mais tivemos um outro grande fenômeno musical (do rock) que mesclasse genialidade, sonoridade, atitude e porque não dizer, muita , muita paixão.


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LUIS BUÑUEL


Da série grandes diretores...
\"O Cão Andaluz \"de Bunuel


O surrealista, o ateu, o sádico, o pervertido ou ainda o dono do cinema despojado e que não abria mão de uma disciplina rígida, quando no comando da sua câmera e suas idéias no papel. O imprevisível homem, dono de uma filmografia tão quantitativa como qualitativa (33 filmes), o espanhol que lutou e protestou no mundo os horrores da ditadura no seu país (Espanha), usando sua arte como abstração e sátira ao regime que massacrou a cultura e a vida de milhares de espanhóis.


Luis Buñuel ( 1900-1983) teve a oportunidade de introduzir no cinema a linguagem que Dali e outros expoentes batizaram de surrealismo, com seu “Um Cão Andaluz” (1928) , em parceria com o pintor(que desenvolveu o roteiro) criou uma obra no mínimo intrigante e citada pelo quatro ventos como um dos pontos bases para a popularização do escola surrealista. Alguns anos mais tarde o cineasta romperia de vez com Dali, devido choques ideológicos (o pintor se “acostumou” a cartilha Franquista ).

Exilado, morou nos E.U.A e méxico . Da sua extensa produção mexicana , existem algumas pérolas da narrativa sutil desse mestre dos sonhos e desejos ocultos. Posso citar “Os esquecidos (1950)”,“O alucinado (El de 1953)” , “Nazarín(1958)” , e o clássico “O Anjo Exterminador(1962)” . Todos produzidos com orçamento apertado o que não impediu que Buñuel se mostrasse ao mundo através da sua arte...


Mas está na sua fase final (a famosa fase francesa) , o casamento ideal de suas idéias com o cinema, o público e a crítica. São oito filmes que reservaram ao público de todo o mundo o resumo do que seria a obra do mestre Espanhol. Com a parceira do na época jovem roteirista Jean Claude Carrière foram produzidos nessa fase: “O diário da Camareira(1964) , “Simão no deserto(1965)”, a sua obra prima “A bela da Tarde (1967)”, “O estranho Caminho de São Tiago(1969)”, “Tristana(1970)” , a sua outra obra prima“O discreto charme da burguesia(1972)”, e seu último filme “Esse Obscuro Objeto do desejo (1977)”.


A bela da tarde



São filmes que resumem todo o pensamento e toda a mensagem (o próprio Buñuel disse isso) do cinema buñueliano, e contem ai nesse termo, todas as perversões, sonhos, política, dores, psicologia. Quem quiser ganhar alguns minutos é tentar alugar alguns títulos disponíveis e ver se de fato exagero ou não ao falar desse cineasta.

“Os filmes de Buñuel se parecem com Buñuel que não se parecia com ninguém” disse Serge Daney. Ele fazia filme para o seu próprio prazer, já disseram, “e deve ser por isso que os foi fazendo devagarinho, com gosto, e viveu tanto tempo sem ficar chato”(resume o crítico Ronaldo Noronha). Sua obra e suas idéias estão aí , para formar gerações e encantar alguém...


Mestre Bunuel