Pular para o conteúdo principal

ZEZÉ VIANA


ZEZÉ VIANA

Para minha tia Matilde







Maria José Ribeiro Viana, a Zezé Viana, era uma figura conhecida na cidade de Caxias no Estado do Maranhão. Em 1987, através do bêbado Zé Portinho, ganhou a alcunha de Xuxa geriátrica. Era motivo de chacota de alguns moradores, por insistir em seus mais de sessenta e cinco anos, em usar minissaias, às vezes branca, às vezes vermelha, com tecido de vinil com um brilho intenso e chamativo. Abusava e muito de uma maquiagem forte e, diziam as mulheres da cidade, bem caricata, parecendo em muitas ocasiões um personagem de circo ou de peça infantil.
 Zezé Viana não casara e nem tivera filhos. Era a irmã mais velha, dos seis filhos de dona Iolanda Ribeiro e seu Idemar Viana. Segundo sua mãe, foi aluna exemplar do Instituto São José, uma excelente filha e irmã, ajudando a todos sempre que a chamavam. Ajudou a mãe nas tarefas domesticas até a morte da matriarca, criou todos os seus sobrinhos, que passavam dos vinte e se agregavam em casa e puxadinhos ao redor do casarão dos seus pais.
Era sempre a filha que levava a mãe ao culto na Assembleia de Deus, mas frequentava a Igreja católica, onde dizia-se sentir bem à vontade para trabalhar com a pastoral e ajudar os padres no que era possível. Era a responsável pela coleta do dízimo e comandava à mão de ferro uma equipe de trinta voluntários espalhados pela cidade. Esse ofício aliás, foi quem a fez conhecida por toda a cidade, da zona rural da Trizidela até o centro tradicional de Caxias. 
O comerciante João Golinha, muito amigo do pai de Zezé Viana, sempre a cumprimentava chamando de a moça velha mais elegante da cidade, olhando-a da cabeça aos pés e suspirando dizendo que era muito areia para o seu caminhão. Zezé sempre respondia que seu caminhão já estava cheio e velho, saindo e rindo com seu rebolado característico de uma pós-balzaquiana, de minissaia no começo da década de sessenta.
E foi a moda da década de sessenta, que despertou em Zezé o interesse de andar em sintonia do que acontecia no mundo. Era consumidora voraz de revistas e fotonovelas e sempre que possível, se amontoava na praça ou na casa de uma vizinha mais rica, para ver na televisão as novelas e programas de auditórios que ditavam moda na época.
Aproveitava para ir com as amigas nas sessões do Cine Rex, ficando quase sempre sozinha quando emendava duas seguidas, de tão fissurada em decorar falas, gestos e roupas. O cinema era sua fuga, mas também um parâmetro ainda mais atualizado, do que a TV e a revista não podiam lhe fornecer. Suas duas melhores amigas, Matilde Macêdo e Moisele Tobias eram as que compartilhavam sempre desses momentos cinematográficos.
Foi do cinema, aliás, que ela tirou os apelidos para Matilde (Petit Macêdo), a pequena Macêdo, e Poupeè Tobias, a boneca Tobias, palavras retiradas dos filmes franceses, películas das quais, ela se debruçava horas assistindo no pequeno e único cinema da cidade. Suas duas fieis amigas eram bem mais novas do que ela, uns vinte anos de diferença, o que causava um contraste em ver: duas jovens senhoritas e uma quarentona vestidas e maquiadas da mesma forma.
Foi na década de setenta, com cinquenta e poucos anos que Zezé Viana começou a chamar atenção por seu modo de vestir e até de falar. Recusava-se a vestir com qualquer roupa que não fosse da década de sessenta, falando também com uma voz com entonação de menina. Dizem que foi pela morte seguida dos seus pais, no final da década de sessenta, que Zezé Viana retornou ao seu guarda roupa de minissaias e visual “Barbarela”. Não se sabe ao certo, mas sua amizade com a costureira Fernanda, uma ex miss que se especializou em realizar o sonho das mulheres da sua cidade: podia levar qualquer modelo de roupa de revistas, de fotonovelas que ela adaptava sem dificuldade.
Zezé a chamava de Fernandinha, e até certo ponto, a sua companhia ajudou a substituir a amizade com Matilde e Moisele. A pequena Macêdo foi para Santa Inês procurar novos horizontes ao lado da sua irmã mais velha. E a boneca Tobias, casou e foi morar na capital. Fernandinha adorava os desafios que Zezé fazia a ela: roupas da década anterior, com referências geralmente em fotos de filmes que ela retirava dos semanários que consumia vorazmente.
Zezé Viana não era amante da moda da década de setenta e no decorrer dela, foi cada vez mais retroagindo no tempo com suas roupas. Ficando inclusive amante dos vestidos acinturados da década de cinquenta, que Fernandinha fazia quase que em série para ela. Andava pelas ruas de Caxias arrancando suspiros dos mais velhos e galhofa dos mais novos. Virou personagem e referência para quem queria se referir a mulher que não aceitava que o tempo passou, e insistia, através das roupas e amizades, em dizer que não envelheceu.
Em 1990 saiu em alguns jornais e revistas, pela extensa fama de imitar as roupas das apresentadoras de programas infantis. Uma setentona que se vestia parecida com a Xuxa, Mara e Angélica. Dizia-se livre para vestir o que desse na telha, e que seguir a moda estava fora de moda. Tinha um fã clube ardoroso em sua defesa, que dizia que ela levava Caxias para o Mundo. E na mesma proporção moradores, inclusive parentes, que falavam que ela precisava ser internada e que manchava a história da cidade, conhecida como a terra de Gonçalves Dias, e que não poderia ser associada a uma idosa com roupas de adolescentes.
Maria José Ribeiro Viana, a Zezé Viana, morreu aos setenta e dois anos, em 1994, em sua casa e fora enterrada sem muito alarde no cemitério municipal da cidade de Caxias, com túmulo, caixão e velório doados pelo então Prefeito Paulo Marinho. Um cortejo simples com muitos aposentados e que terminou com João Sekeff Filho, filho de João Golinha, fazendo um discurso apaixonado em defesa de uma figura ilustre que se recusava a envelhecer na cabeça, mesmo que o corpo teimasse em provar o contrário.
Cobrou do prefeito Paulo Marinho, uma escola municipal com seu nome e apelou ao empresariado, por uma escola de moda que fizesse do legado daquela mulher: que se recusava a seguir a moda atual, exagerava na maquiagem, e ainda, que era sinônimo de quem exagerava nas minissaias. Aquela mulher que tampouco ligava para julgamentos e em sua mente parou nas décadas de cinquenta e sessenta; sim essa mulher, disse João Sekeff Filho, essa mulher merecia ser imortalizada como nossas memórias infantis e adolescentes, que nos acompanham a vida toda. Seu caixão foi enterrado ao som de “banho de lua” imortalizada por Celi Campelo, cantora da qual Zezé era fã.

   FIM



©José Viana Filho

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos

SEU ISAIAS E O FIM DO MUNDO

  Baseado em uma história real.       Capítulo I – A rua dos castrados.   Não há quem se lembre, ou que pelo menos tenham dito: em qualquer esquina, bar ou banco de praça. A cidade é muda e sem memória. Um baú de relicários esquecidos... O fato é que na década de cinquenta, essa cidade (que aqui não terá nome) tinha uma rua de homens castrados. Envoltos em luto e vergonha. Eram homens que se aventuraram em seduzir e prostituir meninas, adolescentes; onde quase sempre acabavam grávidas e se viam vingadas por um grupo denominado “justiceiros de Deus”. Os Justiceiros de Deus eram todos devotos da Igreja católica, mais precisamente frequentadores da Catedral Metropolitana da cidade, e assíduos trabalhadores da pastoral. Dizimistas, organizadores de festas, quermesses e toda ou qualquer organização que envolvesse a Igreja na cidade. Eram em sete, todos com mais de quarenta anos e casados. Uns pais, outros até avós, e agiam com total ratificação de suas esposas. Dizem, e nã