Pular para o conteúdo principal

JOÃO GOLINHA




JOÃO GOLINHA







Ao meio dia, na década de sessenta, o centro de Caxias parava. Não muito diferente das cidades do interior do Maranhão, a terra de Gonçalves Dias, “dormia” na hora do almoço. O sol tinindo do começo da tarde, iluminava praças e ruas praticamente vazias. Vez ou outra era possível ver: uma senhora portando da sua sombrinha, ou um morador da zona rural vindo resolver algo no centro, em suas velhas bicicletas.
João Fahd Sekeff, ganhou fama por ter o arroto mais alto da cidade: dizia-se que se ouvia da rua São Benedito, onde residia, até a praça da Matriz. Sendo exagero ou não, já era tradição, pelo menos nos seus arredores, toda a vizinhança esperar os arrotos logo após seus almoços. Eram ali, por volta das treze horas da tarde que eles eram escutados. Começavam tímidos e iam aumentando conforme seu João ia relaxando no decorrer dos minutos.
Seu Benedito, músico e militar, um exímio trompetista chegou até a afirmar, que os ditos arrotos tinham sincronicidade e uma certa musicalidade. O fato era que das treze horas até abrir seu comércio depois do almoço, quem passasse pela rua era convidado a ouvir uma sintonia dos seus arrotos. O professor de história Rodrigo Passos, seu amigo de longa data, propôs até que se fizesse uma moção na Câmara de Vereadores da cidade, para que João Fahd Sekeff fosse homenageado pelas suas eructações vespertinas.
O vereador Ribamar Soares, o Ribinha do poço, famoso por trocar votos por poço artesianos, levou tão a sério a sugestão do professor Rodrigo, que executou a homenagem, sendo inclusive de sua autoria, o apelido João Golinha, por insistir em dizer que ele tomava goles de Azeite de Oliva, antes e depois do almoço, e arrotava com um som limpo e musical, parecendo um pássaro nordestino, o golinha. Já alguns aposentados que jogavam dominó na praça da matriz, confabulavam em dizer que era comida da Dona Samira, a esposa de João Golinha, uma exímia cozinheira e sabia misturar os temperos árabes, para que os mesmos produzissem os gases necessários para as suas ventosidades.
Dona Samira era famosa por suas variadas especialidades em comidas: cozinhava do cozidão com verduras e legumes com a ponta da agulha do boi, aos assados recheados com linguiça calabresa. Mas sua especialidade mesmo era a variada e saborosa comida árabe. Era ali, segundo os vizinhos, a base para a força e limpidez dos arrotos de João Golinha.
O prato predileto do João, que Dona Samira preparava pelo menos três vezes na semana, era a Kafta assada no carvão em fogareiro de ferro, abanado sistematicamente para não deixar a carne nem crua e nem muito assada.  Ela servia com arroz de lentilha (Mjahdra) com muita cebola dourada, acompanhando também, de coalhada seca e pasta de grão de bico (Homus).
A Kafta de carne de boi era temperada de um dia pro outro, com um mix de carnes:  de segunda, geralmente acém e de primeira; sendo a maminha, alcatra e filé mignon as escolhidas. Todas temperadas com sal, pimenta do reino, salsinha, hortelã seca moída, pimenta síria, páprica defumada e Snobar. Há quem diga que a mistura de tempero de dona Samira, era diferente de qualquer outro cozinheiro que fizesse o mesmo prato. A carne ficava tão suculenta e saborosa que dizia-se, derretia na boca, nem precisando maior esforço para mastigar.
O Vereador Ribinha do poço era famoso também, não só por fazer homenagens inúteis em discursos calorosos sem fim. Ele, ora ou outra, não deixando nem um espaço de mais de quinze dias, se convidava para almoçar na casa de Dona Samira e seu João Golinha. É dele os principais relatos, tanto das comidas, tendo o arroz de linguiça e vagem servidos com frango recheado assado com farofa de pimentões, entre seus pratos prediletos, quanto da preparação de seu João para os famosos arrotos vespertinos.
Ribinha aliás, em suas várias defesas na câmara, sempre dizia que os arrotos não eram nojentos e falta de educação, e sim, um costume árabe que era uma referência ao gostar da comida. O historiador Rodrigo Passos sempre ratificava as afirmações eloquentes do vereador, com sua sempre parcimônia e lentidão de intelectual quarentão. Os dois foram os responsáveis pela imagem e criação da lenda do João Golinha, cobrando inclusive, que o próprio se divulgasse.
Já um pouco mais velho, ele aproveitou da sua fama de glutão, para tentar fazer o seu pequeno comércio de secos e molhados virar um mercado com mais opções. O investimento até que foi feito, e aumentou consideravelmente o número de consumidores, com pessoas que vinham até de Peritoró para conhece-lo, e por consequência,  acabavam consumindo no seu mercadinho um ou outro produto. O insucesso da empreitada, a grande falha, veio do próprio administrador: seu João não tinha traquejo para lidar com compras em um volume maior, e muito menos controlar o estoque do que já havia comprado.
Se meteu a comprar até medicamentos, misturando pílula contra com temperos e Minâncora com graxas de sapato. Era uma confusão geral no seu mercadinho, que mais parecia uma mistura de box de feira com armarinho. Teve que fechar por dois dias, após um acidente com fogos de artificio ,onde uma caixa de “bomba de murrão” explodiu perto do estoque de mamão.
O projeto de supermercado não vingou, e o deixou falido por completo. Dizia-se também, que após assumir um projeto maior, as obrigações e demandas que o comercio exigia, não o fizeram mudar sua postura que o acompanhou desde que virou comerciante: abrir umas seis e meia para vender um pão quentinho, fechar para o almoço e só abrir depois das quinze, ou “quando o sol baixasse mais”, atendendo o público com seus calções de elástico frouxo, camisa no ombro , os poucos fios que restavam em sua cabeça assanhados e, vez ou outra, soltando arrotos para a alegria da criançada que brincava na calçada do estabelecimento.
Depois da sua falência, foi curtir sua aposentadoria junto a sua esposa Samira, e coincidiu com seus passeios pelas praças de Caxias, sendo um espetacular jogador de dominó e jogo de damas, arrotando sempre que ganhava uma partida. Alguns até o deixavam ganhar só para ouvi-lo arrotar, método que foi se especializando, após da aposentadoria forçada, ao virar um voraz consumidor de refrigerantes; o que o fez produzir eructações cada vez mais altas e longas e em quantidades que o mesmo não fazia antes. Chegando até a soltar dezessete arrotos seguidos, em uma tarde na Praça Rui Barbosa, para aplausos dos seus amigos e transeuntes daquela tarde. Aliás, até hoje, a lenda de João golinha permanece nas praças de Caxias do Maranhão, da Praça do Pantheon, Matriz ou da Chapada, sempre vai ter alguém que lembrará do homem que arrotava como um passarinho do nordeste.


©José Viana Filho



Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos