Pular para o conteúdo principal

MORTE DE KURT COBAIN

NIRVANA NÃO VOLTA MAIS...






nirvana







Quem tinha de doze a vinte anos em 1990 , saberá bem o que estou lamentando. Era uma época em que a música eletrônica pulsava, e o rock boiava entre o alternativo e o clássico. Minha geração ficava procurando ídolos na esquina e a moda era banda de um hit só: chegavam, estouravam e sumiam... O Guns and Roses já tinham uma certa bagagem, mas nada que pudesse se levar muito a sério. Mas de repente, eis que surge mais um surto do cenário underground, e não era moda, não era um hit só, era muito mais que isso, surgia à banda Nirvana.


O Nirvana é ,com certeza, a banda que tem a cara dos anos 90 e que mudou o conceito do rock ( até então ). O Som era punk com canções que passavam ora medo, ora fúria. A banda teve umas inda e vindas de alguns integrantes, mas a formação que iria sacudir o mundo era formada por Kurt Cobain, Chris Novoselic e Dave Grohl.

O grupo não emplacou só uma dúzia de hits , eles também mostraram ao mundo a cena grunge da fria Seattle ( E.U.A) , junto com as bandas Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Screaming Trees, dentre outras. Eu usei cavanhaque, eu vesti camisa de flanelas, eu copiei os americanos, eu escutei e comprei "Nevermind” (1991). Uma obra-prima (vendeu mais de 10.000.000 de cópias) do início ao fim, onde todas as músicas se destacam.

Mas como todo fã alternativo, prefiro o lado b do Grupo , gosto do disco "Bleach"(1989) um pequeno clássico. Está lá a música que mais gosto do grupo "About a Girl” .O grupo ainda lançaria, o perturbado In Útero em 1993(que tem a excelente “ Rape Me") e um antológico MTV Unplugged In New York em 1994 .




kurt 1



O Nirvana possui uma estatística negativa, por ter feito um dos piores shows de Rock em terras brasileiras, com um Kurt Cobain fazendo tudo que um bêbado , drogado e perdido tem direito: mijando na câmera , cuspindo nos assistentes e não cantando nada.

Mas não foi um show “errado” que apagaria de vez o fenômeno Nirvana, mas sim um tiro na cabeça dado em 04 de abril de 1994( lá se vão 14 anos). Seu corpo só foi achado quatro dias depois, com heroína suficiente para matar um elefante, nem precisava o tiro.Sua morte foi uma ducha fria para o rock, e com certeza para todos da minha geração.Nunca, nunca mais tivemos um outro grande fenômeno musical (do rock) que mesclasse genialidade, sonoridade, atitude e porque não dizer, muita , muita paixão.


kurt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA

  MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA ©José Viana Filho Segundo domingo de Maio é aquele alvoroço de filhos, netos, maridos: todo mundo comprando presentes, uns atrasados, outros antecipados. Restaurantes lotados, um amor exalado com cheiro de data comercial. Mas é unânime; todo mundo tem mãe. Todo mundo precisa de uma mãe. Mesmo que seja por um dia, um ornamento, uma figuração. No segundo domingo de maio, todo mundo quer ter e ou tem mãe. A minha mãe não é só de maio, é do ano todo, da vida toda. Marly Lima Viana é Mãe, com M maiúsculos mesmo, para enfatizar que foi mãe de oito filhos e passou seu legado. Educou-nos no amplo sentido da palavra; formou para a vida e nos deu alicerce suficiente para encaramos a vida. Dona Marly, Professora Marly foi a escolhida para representar as mães de Santa Inês, ou porque não dizer, todas as mães do mundo. Professora no sentido mais amplo da palavra, dedicados exclusivamente a região do Pindaré e claro a ...

CRÔNICA DE UMA PINDARÉ MIRIM ANUNCIADA : minhas lembranças da cidade centenária.

  CRÔNICA DE UMA PINDARÉ MIRIM ANUNCIADA : minhas lembranças da cidade centenária. © (texto de 2023) Pindaré-Mirim completou cem anos de fundação no final do mês de julho; para ser mais preciso dia 28 de julho de 2023. Não passou em branco, vi e li diversas manifestações: poemas, publicações, agradecimentos, eventos, menções, em um caleidoscópio de homenagens no decorrer de todo mês e principalmente na reta final de julho passado. Sou natural de Santa Inês do Maranhão e, como todo morador e filho da Rainha do Pindaré, acumulo lembranças e mais lembranças da terra “anzol pequeno” (Pindaré Mirim em tupi-guarani), margeada pelo Rio Pindaré e com a “sombra” do engenho da cana de açúcar. São extensas as memórias que tenho da cidade aniversariante: das voltas pela estrada da pitombeira, a comida no flutuante, os passeios na praça, a árvore com as preguiças, as festas no coco verde, os carnavais... tudo vem à tona cercado de muito carinho e apego a cidade. Meu saudoso pai me levava no iní...

SÉRIE FRANCESA DIX POUR CENT (DEZ POR CENTO)

  SÉRIE FRANCESA   DIX POUR CENT (DEZ POR CENTO): o cinema exposto com muito humor e inteligência. © Criada no ano de 2015 e sem muita publicidade no Brasil, a série francesa DIX POUR CENT (dez por cento), é uma dessas pérolas que permanecem escondidas do grande público brasileiro. Disponível quatro temporadas no streaming NETFLIX , seu enredo retrata o dia a dia de uma agência de atores, roteiristas e diretores de cinema. Com criação de Fanny Herrero , as quatro temporadas são indicadas para quem procura humor inteligente  recheado de conflitos de trabalho , relações pessoais , de família , como também, nos mergulha em um mundo de relacionamento de atores, roteiristas , diretores e quem os agencia. Um fino e perfeito fio condutor narrativo nos apresenta a agência ASK , e seus agentes e assessores , com destaque ao octeto vivido pelos atores: Camille Cottin (como Andréa Martel), Fanny Sidney (como Camille Valentini), Grégory Montel( como Gabriel Sarda), Liliane Rovère (...