DIA DE SÃO JORGE

Santo guerreiro

Dia 23 de abril foi convencionado para ser o dia de um dos santos mais cultuados e populares do mundo. São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do S.C Corinthians Paulista.

A sua representação, com o guerreiro no cavalo, montando o dragão com sua lança o eternizou como uma imagem de força e perseverança. São jorge já foi cantado por muitos e sua oração é uma das mais fortes e poéticas que eu conheço.

No sincretismo religioso(na umbanda), São Jorge, nas cidades do Rio de Janeiro , São Paulo dentre outras , ele é Ogum. Orixá guerreiro e associado aos trabalhadores, daí a sua popularidade ser ainda maior, a ponto de , na capital dos cariocas, ser feriado no dia 23.

O santo guerreiro é muito adorado na cidade do Rio de Janeiro e não há um boteco que não tenha sua imagem; estando sua igreja ( no final da rua da alfândega) sempre cheia de fiéis que ganha um tom ainda mais apoteótico no seu dia.

Como devoto e ,antes de tudo, com filho de Ogum, faço parte dos que estarão no feriado, aproveitando o dia para agradecer por todas as graças alcançadas. E que São Jorge continue sendo cultuado e , como reza a lenda, da lua nos emane luz e força para todas as batalhas do dia a dia.

Cavalaria de São Jorge