Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA GIL NAS TELAS

 






FAMÍLIA  GIL NAS TELAS

©José Viana Filho



O nome Gilberto Gil sempre vai ser sinônimo de grandes canções, com melodias em perfeita sintonia com as letras que o poeta baiano escolhe como tema; sua obra nos enche de orgulho e dispensa qualquer observação e/ou qualquer julgamento. Gil é um desses grandes artistas universais completos, que além de compor ainda são intérpretes da sua própria criação.

E quando pensamos que o mestre da MPB nacional não pode mais nos surpreender, Gil embarca com sua família em um reality “show” com duas temporadas produzidas pela Conspiração Filmes, com assinatura na direção de Andrucha Waddington. O resultado está com o selo de qualidade da Prime Vídeo, onde podemos ver todos os capítulos no “streaming” da Amazon.


            A primeira temporada, EM CASA COM OS GIL, nos é apresentada em cinco capítulos, e mostra a construção da ideia de reunião geral da família: filhos netos e bisnetos, genros e noras, todos reunidos na serra Carioca, isolados pela pandemia do COVID 19. Na primeira temporada nos é a presentada a ideia do que a segunda temporada nos mostrará: uma turnê (em alguns países europeus e um africano) só com membros da família GIL.


            VIAJANDO COM OS GIL, que fez sua estreia no final de junho de 2023, tem seis capítulos, sendo o último um compilado das canções escolhidas, interpretados nos palcos percorridos pela trupe dos GIL. Tanto a primeira temporada, quando a segunda, são magistralmente filmados e editados, nos apresentando o ídolo em suas rotinas em casa, em turnê e, principalmente na relação com sua extensa família, seja em detalhes da convivência, ou ainda, na rotina repetitiva da vida de músicos nos ‘shows’.


           Se EM CASA COM OS GIL é em um ambiente fechado e único, VIAJANDO COM OS GIL é um passeio diversificado pelas paisagens da Europa e do norte da África. Há na primeira aquele ar de expectativa do que será a turnê planejada, a importância da escolha do repertório. Já na segunda temporada, vemos todos os frutos do que foi traçado, e, o ponto forte de todo o material apresentado: o talento da família GIL que nos com brinda com arranjos de canções icônicas do mestre GILBERTO GIL , tudo isso temperado com os conflitos e perrengues que uma turnê musical não pode deixar de ter.


           Gil completou oitenta anos e nos brindou com mais essa surpresa, em um reality a altura do seu nome e sobrenome. Vejam as duas temporadas em sequência e divirtam-se com os GIL.

 

©José Viana Filho é Bacharel em Cinema pela UNESA(RJ) e Mestre em Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais.

      Email: josevianafilho@gmail.com  Blog: www.josevianafilho.blogspot.com.br        




Postagens mais visitadas deste blog

MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA

  MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA ©José Viana Filho Segundo domingo de Maio é aquele alvoroço de filhos, netos, maridos: todo mundo comprando presentes, uns atrasados, outros antecipados. Restaurantes lotados, um amor exalado com cheiro de data comercial. Mas é unânime; todo mundo tem mãe. Todo mundo precisa de uma mãe. Mesmo que seja por um dia, um ornamento, uma figuração. No segundo domingo de maio, todo mundo quer ter e ou tem mãe. A minha mãe não é só de maio, é do ano todo, da vida toda. Marly Lima Viana é Mãe, com M maiúsculos mesmo, para enfatizar que foi mãe de oito filhos e passou seu legado. Educou-nos no amplo sentido da palavra; formou para a vida e nos deu alicerce suficiente para encaramos a vida. Dona Marly, Professora Marly foi a escolhida para representar as mães de Santa Inês, ou porque não dizer, todas as mães do mundo. Professora no sentido mais amplo da palavra, dedicados exclusivamente a região do Pindaré e claro a ...

CRÔNICA DE UMA PINDARÉ MIRIM ANUNCIADA : minhas lembranças da cidade centenária.

  CRÔNICA DE UMA PINDARÉ MIRIM ANUNCIADA : minhas lembranças da cidade centenária. © (texto de 2023) Pindaré-Mirim completou cem anos de fundação no final do mês de julho; para ser mais preciso dia 28 de julho de 2023. Não passou em branco, vi e li diversas manifestações: poemas, publicações, agradecimentos, eventos, menções, em um caleidoscópio de homenagens no decorrer de todo mês e principalmente na reta final de julho passado. Sou natural de Santa Inês do Maranhão e, como todo morador e filho da Rainha do Pindaré, acumulo lembranças e mais lembranças da terra “anzol pequeno” (Pindaré Mirim em tupi-guarani), margeada pelo Rio Pindaré e com a “sombra” do engenho da cana de açúcar. São extensas as memórias que tenho da cidade aniversariante: das voltas pela estrada da pitombeira, a comida no flutuante, os passeios na praça, a árvore com as preguiças, as festas no coco verde, os carnavais... tudo vem à tona cercado de muito carinho e apego a cidade. Meu saudoso pai me levava no iní...

SÉRIE FRANCESA DIX POUR CENT (DEZ POR CENTO)

  SÉRIE FRANCESA   DIX POUR CENT (DEZ POR CENTO): o cinema exposto com muito humor e inteligência. © Criada no ano de 2015 e sem muita publicidade no Brasil, a série francesa DIX POUR CENT (dez por cento), é uma dessas pérolas que permanecem escondidas do grande público brasileiro. Disponível quatro temporadas no streaming NETFLIX , seu enredo retrata o dia a dia de uma agência de atores, roteiristas e diretores de cinema. Com criação de Fanny Herrero , as quatro temporadas são indicadas para quem procura humor inteligente  recheado de conflitos de trabalho , relações pessoais , de família , como também, nos mergulha em um mundo de relacionamento de atores, roteiristas , diretores e quem os agencia. Um fino e perfeito fio condutor narrativo nos apresenta a agência ASK , e seus agentes e assessores , com destaque ao octeto vivido pelos atores: Camille Cottin (como Andréa Martel), Fanny Sidney (como Camille Valentini), Grégory Montel( como Gabriel Sarda), Liliane Rovère (...