VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO


Image hosted by Photobucket.com


O FIM DA GUERRA ESTÁ NOS PÉS, NAS MÃOS E NA CABEÇA....

Costuma-se comparar a irresponsabilidade do motorista brasileiro ,que gera inúmeras vítimas no trânsito, com a mesma de um cidadão em guerra ao puxar um gatilho e disparar em todas as direções à procura de uma vítima. Há, em parte, uma verdade , o nosso trânsito mata. E prova que mais do que uma simples guerra que vivemos no caos das grandes cidades e em auto estradas, essa batalha não acabará da noite para o dia sem uma completa reeducação dos motoristas brasileiros e nem tão pouco, uma faxina geral de quem tem o poder para fazer o código de trânsito funcionar.

Não se chega a esse triste recorde à toa, no Brasil pesa o fato de que nossos motoristas vem em um longo processo de formação caduco e irresponsável. Temos no trânsitos diversas gerações de motoristas que literalmente compraram carteiras, eximindo-se do fato de toda cartilha básica para o aprendizado inicial para se chegar as ruas e estradas do Brasil. Soma-se a isso toda a forte pressão que o sistema de vigilância e segurança do trânsito sofre perante a burocracia dos órgãos públicos o que ajuda e muito o dito ?jeitinho? corrupto para alimentar ainda mais a impunidade e fortalecer ainda ais a violência no trânsito.Para um país que persegue cada vez mais a regras do primeiro mundo, O Brasil, em face dessa ópera sobre rodas tem antes de tudo que revisar seus modelos de administração e vigilância no trânsito. Se somos um dos países que mais paga imposto para conservação de estradas, e as mesmas estão em precárias condições, tornando-se aí mais um fator para tantas mortes no trânsito, no mínimo estamos sendo incompetentes na gestão dos imposto.

A educação sempre será a base para se combater qualquer mal social, cabe aí uma vasta campanha de formação para novos motoristas, coerção e reeducação dos mal acostumados e irresponsáveis do volante,e todo um completo treinamento para quem de fato é o ?olho? de todo o sistema:a polícia de trânsito, seja no âmbito Federal, Estadual ou Municipal. O fim da guerra ,propriamente dita, está contida em longo processo que com certeza fará com que nós , motoristas e pedestres, façamos bom uso dos pés , das mãos e da cabeça.

0 comentários: