O INSACIÁVEL HOMEM-ARANHA

Photobucket - Video and Image Hosting



DE PEDRO JUAN GUTIÉRREZ:



Photobucket - Video and Image Hosting



"O Insaciável Homem-Aranha" é uma coletânea de dezenove histórias-curtas, criadas pelo genial escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, o mesmo autor do consagrado livro "Trilogia Suja de Havana". Pedro Juan é uma mistura de Plínio Marcos com Rubem Fonseca, na sua obra, pelo menos até onde li, há sempre uma Cuba com pequenos golpistas de plantão,homens que gostam, e muito, de brigar, mulheres que transbordam erotismo, maconha, rum, sexo e calor se misturam sobre sua narrativa. Tudo isso recheado de um linguajar chulo e sem glamour que pontua e deixa ainda mais crua sua narração.

Seguindo essa linha "O Insaciável Homem-Aranha" acompanha o autor em mais uma incursão sobre Havana, misturando sempre malandragem, brutalidade e candura, que faz dessa coletânea ter o poder de nos proporcionar uma leitura inquietante e que visivelmente relata uma Cuba miserável e abandonada. Nos contos estão lá a mesma Cuba que sofre das pressões americanas, que ficou no vácuo com a ruína da União Soviética e que sofre ainda do totalitarismo do glutão do charuto Fidel Castro. E Pedro Juan Gutiérrez escancara seu país sem usar de discursos ou teses políticas para comprovar o mundo problemático e desigual que descreve.

Destaque para o conto que dá nome ao livro, onde narrador se compara a um personagem de quadrinhos. Um super-herói que é obcecado por sexo e intoxicado pela amargura. "O Insaciável Homem-Aranha" é um livro que relata situações extremas, misturando imoralidade, solidão, violência, abandono... E que usa a literatura para tentar relatar a degradação, o heroísmo e força que faz do homem um sobrevivente diante do mundo atual.


Photobucket - Video and Image Hosting

0 comentários: