Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DE CINEMA 2006 DO RIO DE JANEIRO.

VAI COMEÇAR DE NOVO....


Photobucket - Video and Image Hosting



De 22 de setembro a 5 de outubro a cidade do Rio de Janeiro vai respirar cinema.Um dos maiores festivais da sétima arte vai começar, trazendo novidades e alguns filmes já bem comentados, como Volver de Almodovar e Dália Negra de De Palma.


Photobucket - Video and Image Hosting


Particularmente gosto de ver filmes que não entrarão em circuitos tão cedo, essa é a graça do festival para mim. Como bom cinéfilo selecionei alguns filmes pro motivos diversos .A minha lista ficou assim:

Dia 22 O ilusionista: Filme com Edward Norton, ator que nao costuma errar ao escolher histórias para interpretar.

Dia 23 The Wind that Shakes the Barley: Ainda sem tradução o novo filme de Ken Loach (Pão e rosas , Terra e liberdade dentre outros )ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Um bom motivo para ver.

Dia 24 A Rainha: De Stephen Frears(O mesmo de Ligaçoes Perigosas). O filme traça um panorama da política inglessa, partindo da morte da princesa Daiana.

Dia 25 Deite Comigo : Diretor jamaicano formado no Canadá...Bom, festival é correr risco. A história ficou famosa por seu conteúdo considerado pornográfico. Vamos ver no que dar isso.

Dia 26 A promessa: O diretor chinês Chen Kaige dirige uma fábula de uma mulher que faz uma promessa para se tornar bela e poderosa.Não vou contar o resto para não estragar. É cinema oriental e do oriente tenho visto as melhores e mais malucas histórias que o cinema já contou.

Dia 27 3 Needles :
Produção canadense que liga três histórias independentes sobre a AIDS. No Canadá, África do Sul e na China rural.Me impressionou a terceira história, em que Na área rural da China, uma mulher grávida, Jin Ping compra sangue dos habitantes locais que utilizam o dinheiro para melhorar suas condições de vida, sem saber que está espalhando a morte.

Dia 28 Fast Food Nation : Richard Linklater o director dos excelentes Antes do amanhecer (1995) e Antes do pôr do sol (2004), investe sua lente agora nas grandes redes de fast food e suas comidas malditas.

Dia 29 Irmão padre, irmã puta : O diretor dinamarquês Anders Morgenthaler, estreia em um longa contando a história de um padre que larga sua vida de missionário e descobre que a irmã morta era uma atriz pornô.

Dia 30 O céu de Suely :
Karim Aïnouz, diretor de Madame Satã, mostra a vida de Suely(nome falso) para sair novamente de sua cidade natal , no interior do nordeste.O título anterior do filme seria Rifa-me.É cinema nacional de um diretor inteligente, vamos prestigiar.

Dia 30 Babel: De Alejandro González Iñarritu, o genail diretor de Amores Brutos e 21 gramas, trabalha agora com Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal. Com esse filme ele foi Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 2006.Obrigatório.

Dia 01 O Cobrador: Um dos maiores escritores da lingua portuguesa(Rubem Fonseca) teve seis contos adaptados para o cinema. Vamos ver no que deu.O diretor é o mexicano Paul Leduc, e as historias se passam em Nova York, Miami, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro, além de na Amazônia.

Dia 01 The Fountain: Do aclamado diretor Darren Aronofsky, de Réquiem para um sonho e Pi. Pelo que li é uma odisséia sobre amor, morte e espiritualidade. Independente do enredo, pela assinatura já é obrigatório.

Dia 02 Cartola :
Documentário de Lírio Ferreira (diretor das obras primas Baile Perfumado e Árido Movie) sobre o mestre do samba da mangueira.

Dia 03 Flandres : Filme do diretor frances Bruno Dumont(A humanidade ) , foi vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Cannes de 2006.

Dia 04 The Host : O diretor Bong Joon-ho da Coréia do Sul, leva as telas a história da menina Hyun-seo que é levada por um monstro no rio Han que banha a região.

Dia 05 Os infiltrados: Fechando com chave de ouro , o novo filme de Martin Scorsese. Tem no elenco Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson, Matt Damon, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Vera Farmiga, Anthony Anderson, Ray Winstone, Alec Baldwin. Baseado no roteiro do filme chinês (de Hong Kong) Conflitos internos, de 2002, que teve duas continuações, o filme foi americanizado e se inspira livremente na história de James ?Whitey? Bulger, poderoso irish mob que ficou preso em Alcatraz.

Essa é minha agenda,vou cumpri-la sem reclamar de absolutamente nada.E seu eu sumir por uns tempos daqui , já sabem, foi o festival...



Photobucket - Video and Image Hosting

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos

JOÃO GOLINHA

JOÃO GOLINHA Ao meio dia, na década de sessenta, o centro de Caxias parava. Não muito diferente das cidades do interior do Maranhão, a terra de Gonçalves Dias, “dormia” na hora do almoço. O sol tinindo do começo da tarde, iluminava praças e ruas praticamente vazias. Vez ou outra era possível ver: uma senhora portando da sua sombrinha, ou um morador da zona rural vindo resolver algo no centro, em suas velhas bicicletas. João Fahd Sekeff, ganhou fama por ter o arroto mais alto da cidade: dizia-se que se ouvia da rua São Benedito, onde residia, até a praça da Matriz. Sendo exagero ou não, já era tradição, pelo menos nos seus arredores, toda a vizinhança esperar os arrotos logo após seus almoços. Eram ali, por volta das treze horas da tarde que eles eram escutados. Começavam tímidos e iam aumentando conforme seu João ia relaxando no decorrer dos minutos. Seu Benedito, músico e militar, um exímio trompetista chegou até a afirmar, que os ditos arrotos tinham sincron