ANDRÉ CAVANCATI 174, DOCUMENTÁRIO CURTA.

O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE.


Para Martin Sciarretta, Aline Calamara, Luis Gabriel Lopes e Henrique Santana , a galera da CINEL. E para Rozina Soares pelo opoio na produção.


Photobucket - Video and Image Hosting


Terminei, na penúltima semana de novembro de 2006 o último corte do primeiro filme que dirigi, o documentário André Cavalcanti 174 . Das primeiras idéias trocadas com o dono do argumento, o amigo Martin Sciarretta, até o último fade com créditos finais na ilha de edição comandados por Luis Gabriel Lopes, foram no total sete meses de trabalho. E acho que conseguimos tornar uma idéia em movimento.Tá na lata, ou melhor, no dvd.


Photobucket - Video and Image Hosting


A sinopse do Documentário:


Com o crescente fluxo de imigrantes estrangeiros e de outras partes do país para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, a população da cidade chegou a dobrar no fim do século XIX, gerando problemas de habitação. Os cortiços surgiram como uma solução para os grupos sociais de baixa renda e se tornaram um negócio lucrativo para muitos proprietários.

O documentário André Cavalcanti 174 mostra a convivência e a vida nos dias atuais dos moradores de um cortiço, localizado próximo ao Centro da cidade, que ainda conserva em sua maioria os moldes arquitetônicos desta época. A disposição característica das moradias do cortiço forçam uma maior integração entre os que ali habitam.

O filme lança um olhar sobre os apectos sociais e culturais através da declaração de um historiador ,que ajuda na compreensão dessas mudanças ,e de depoimentos de pessoas que residem no local. Com esses relatos pode-se analizar o perfil dos moradores e as mudanças que ocorreram a partir do desenvolvimento urbano, já que são em sua maioria imigrantes, sendo inicialmente portugueses e hoje nordestinos.

Photobucket - Video and Image Hosting



Agora é distribuir e ver a reação do público.

Equipe:


Produção: Faculdade Estácio de Sá, Núcleo de Cinema e Vídeo.

Roteiro : João Riveres, Jose Viana Filho e Luis Gabriel Lopes

Argumento, Fotografia, Câmera : Martin Sciarretta

Direção de Produção: Martin Sciarretta e José Viana Filho

Produção Executiva: Natali Pazete e Henrique Santana

Pesquisa e entrevistas: Aline Calamara e Karen Borowinski

Direção : José Viana Filho

Photobucket - Video and Image Hosting


0 comentários: