Pular para o conteúdo principal

ANDRÉ CAVANCATI 174, DOCUMENTÁRIO CURTA.

O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE.


Para Martin Sciarretta, Aline Calamara, Luis Gabriel Lopes e Henrique Santana , a galera da CINEL. E para Rozina Soares pelo opoio na produção.


Photobucket - Video and Image Hosting


Terminei, na penúltima semana de novembro de 2006 o último corte do primeiro filme que dirigi, o documentário André Cavalcanti 174 . Das primeiras idéias trocadas com o dono do argumento, o amigo Martin Sciarretta, até o último fade com créditos finais na ilha de edição comandados por Luis Gabriel Lopes, foram no total sete meses de trabalho. E acho que conseguimos tornar uma idéia em movimento.Tá na lata, ou melhor, no dvd.


Photobucket - Video and Image Hosting


A sinopse do Documentário:


Com o crescente fluxo de imigrantes estrangeiros e de outras partes do país para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, a população da cidade chegou a dobrar no fim do século XIX, gerando problemas de habitação. Os cortiços surgiram como uma solução para os grupos sociais de baixa renda e se tornaram um negócio lucrativo para muitos proprietários.

O documentário André Cavalcanti 174 mostra a convivência e a vida nos dias atuais dos moradores de um cortiço, localizado próximo ao Centro da cidade, que ainda conserva em sua maioria os moldes arquitetônicos desta época. A disposição característica das moradias do cortiço forçam uma maior integração entre os que ali habitam.

O filme lança um olhar sobre os apectos sociais e culturais através da declaração de um historiador ,que ajuda na compreensão dessas mudanças ,e de depoimentos de pessoas que residem no local. Com esses relatos pode-se analizar o perfil dos moradores e as mudanças que ocorreram a partir do desenvolvimento urbano, já que são em sua maioria imigrantes, sendo inicialmente portugueses e hoje nordestinos.

Photobucket - Video and Image Hosting



Agora é distribuir e ver a reação do público.

Equipe:


Produção: Faculdade Estácio de Sá, Núcleo de Cinema e Vídeo.

Roteiro : João Riveres, Jose Viana Filho e Luis Gabriel Lopes

Argumento, Fotografia, Câmera : Martin Sciarretta

Direção de Produção: Martin Sciarretta e José Viana Filho

Produção Executiva: Natali Pazete e Henrique Santana

Pesquisa e entrevistas: Aline Calamara e Karen Borowinski

Direção : José Viana Filho

Photobucket - Video and Image Hosting


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA

  MARLY LIMA VIANA : Minha mãe e uma grande educadora de Santa Inês- MA ©José Viana Filho Segundo domingo de Maio é aquele alvoroço de filhos, netos, maridos: todo mundo comprando presentes, uns atrasados, outros antecipados. Restaurantes lotados, um amor exalado com cheiro de data comercial. Mas é unânime; todo mundo tem mãe. Todo mundo precisa de uma mãe. Mesmo que seja por um dia, um ornamento, uma figuração. No segundo domingo de maio, todo mundo quer ter e ou tem mãe. A minha mãe não é só de maio, é do ano todo, da vida toda. Marly Lima Viana é Mãe, com M maiúsculos mesmo, para enfatizar que foi mãe de oito filhos e passou seu legado. Educou-nos no amplo sentido da palavra; formou para a vida e nos deu alicerce suficiente para encaramos a vida. Dona Marly, Professora Marly foi a escolhida para representar as mães de Santa Inês, ou porque não dizer, todas as mães do mundo. Professora no sentido mais amplo da palavra, dedicados exclusivamente a região do Pindaré e claro a ...

CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM

  CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM © Cacá Diegues foi além da direção de cinema, foi uma espécie de eminência parda da sétima arte brasileira, ou ainda, um oráculo consultivo nas diversas crises da nossa produção nacional. Esteve na criação do CINEMA NOVO,  exilando-se e voltando com uma nova forma de produção no Brasil. Criou e filmou até o fim da EMBRAFILME, produzindo inclusive, na seca total de financiamento do começo dos anos 90 do século passado. Foi um dos primeiros a comandar a grande revolução da retomada do nosso cinema. Opinou, escreveu, propôs ideias, as vezes nem tão compreendidas e ou unânimes, participando ativamente da criação do que seria a ANCINE. Surfou na retomada reescrevendo sua filmografia, sendo também, um mestre para a criação de diversos núcleos de diretores da nova geração. Foi um entusiasta da nova geração de cineastas vindos das periferias dos grandes centros urbanos. Como se não bastasse, fez do fardão da Academia Brasileira de Letras sua camisol...

SÉRIE ATLANTA

  SÉRIE ATLANTA © **Atlanta** é uma série de comédia de 2016 que conta a história de dois primos que sonham em se tornar estrelas do rap. A trama mergulha na vida de Earn, que largou a faculdade e voltou para sua cidade natal, na Geórgia, enfrentando uma imensa falta de perspectiva. Ele é pressionado pelos pais, pela responsabilidade de ser pai, e pelas cobranças de sua ex-namorada, mãe de sua filha. Sua vida começa a mudar quando seu primo Alfred Miles, conhecido como *Paper Boi* , começa a ganhar reconhecimento como rapper, e Earn decide se tornar seu empresário. A série se destaca ao mesclar humor nonsense com temas sérios, como racismo, produção musical (com ênfase no universo do hip-hop) e conflitos familiares, financeiros e amorosos. Muito premiada, incluindo o Globo de Ouro e o Emmy, **Atlanta** é criação do genial Donald Glover, que também dirige, atua (interpretando Earn) e escreve. Sua atuação está em sintonia com as de Brian Tyree Henry (*Paper Boi* ), Zazie Olivia Bee...