Pular para o conteúdo principal

IV PUTZ- Festival Universitário de cinema e vídeo de Curitiba.


O PRIMEIRO PRÊMIO A GENTE NUNCA ESQUECE...




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




Recebi ontem, pelo correio, a premiação do IV PUTZ- Festival Universitário de cinema e vídeo de Curitiba.Eu e mais quatro(produção, roteiro, direção e edição) colegas da universidade recebemos a menção honrosa na categoria Documentário, pela obra André Cavalcanti 174. O Resultado está postado na página do festival .O prêmio tem um valor especial: além de ser o meu primeiro trabalho universitário em vídeo , veio de um festival que vi nascer na cidade que morei durante cinco anos.




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket





Difícil esquecer todo a nosso entusiasmo ao ligar a câmera e começar a dar vida o discurso que colocamos no papel.Ao todo foram quase um ano, entre o começo da pesquisa e a edição final, e conseguimos suprimir em quase quinze minutos o material bruto de duas horas. Muito trabalho que nos fez aprender e ter a certeza de que trilhamos pela escolha certa da profissão. Obrigado a organização do festival , pois um prêmio incentiva e muito outros projetos.



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket





SOBRE O DOCUMENTÁRIO:


O documentário André Cavalcanti 174 mostra a convivência e a vida nos dias atuais dos moradores de um cortiço, localizado próximo ao Centro da cidade, que ainda conserva em sua maioria os moldes arquitetônicos desta época. A disposição característica das moradias do cortiço forçam uma maior integração entre os que ali habitam.


O filme lança um olhar sobre os aspectos sociais e culturais através da declaração de um historiador ,que ajuda na compreensão dessas mudanças ,e de depoimentos de pessoas que residem no local. Com esses relatos pode-se analizar o perfil dos moradores e as mudanças que ocorreram a partir do desenvolvimento urbano, já que são em sua maioria imigrantes, sendo inicialmente portugueses e hoje migrantes nordestinos.


A EQUIPE:


Produção: Faculdade Estácio de Sá, Núcleo de Cinema e Vídeo.
Roteiro : João Riveres, Jose Viana Filho e Luis Gabriel Lopes.
Argumento, Fotografia, Câmera : Martin Sciarretta .
Direção de Produção: Martin Sciarretta e José Viana Filho .
Produção Executiva: Natali Pazete e Henrique Santana.
Pesquisa e entrevistas: Aline Calamara e Karen Borowinski.
Edição: Luis Gabriel Lopes.

Direção : José Viana Filho




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO

  A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO: o pioneiro programa infantil da década de oitenta. ©José Viana Filho A geração que nasceu na segunda metade decáda de setenta até no início da década de oitenta, vai ficar nostálgica e lembrar cada momento de sua infância ao ver a exibição do documentário A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO. Exibido em três capítulos: 1. Também quero viajar nesse Balão, 2. Mãe, me dá um dinheirinho, 3. Quando fica Grande; o streaming STAR+ consegue narrar na medida certa a importância do Grupo Balão Mágico, para o início do que seria um grande filão de consumo, tanto na música, com nos shows e em programas infantis na década de oitenta no Brasil. Simony, Tob e Mike já eram estrelas da música infantil, com dois discos lançados pela gravadora CBS, quando foram para a Globo e formaram com Jairzinho, a primeira formação para o programa de TV. A qualidade musical, o talento dos apresentadores infantis e a direção certeira de Nilton Travesso, ajudaram a transform...

CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM

  CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM © Cacá Diegues foi além da direção de cinema, foi uma espécie de eminência parda da sétima arte brasileira, ou ainda, um oráculo consultivo nas diversas crises da nossa produção nacional. Esteve na criação do CINEMA NOVO,  exilando-se e voltando com uma nova forma de produção no Brasil. Criou e filmou até o fim da EMBRAFILME, produzindo inclusive, na seca total de financiamento do começo dos anos 90 do século passado. Foi um dos primeiros a comandar a grande revolução da retomada do nosso cinema. Opinou, escreveu, propôs ideias, as vezes nem tão compreendidas e ou unânimes, participando ativamente da criação do que seria a ANCINE. Surfou na retomada reescrevendo sua filmografia, sendo também, um mestre para a criação de diversos núcleos de diretores da nova geração. Foi um entusiasta da nova geração de cineastas vindos das periferias dos grandes centros urbanos. Como se não bastasse, fez do fardão da Academia Brasileira de Letras sua camisol...

FILME "AINDA ESTOU AQUI"

  FILME "AINDA ESTOU AQUI" de Walter Salles  ©José Viana Filho                                       @waltersalles_oficial  como poucos cineastas ,sabe nos colocar no filme,na vida dos personagens. Em "AINDA ESTOU AQUI" não é diferente : mergulhamos,nos primeiros 40 minutos, na casa de Eunice e Rubens Paiva; seus filhos,suas comidas,seus amigos ,cachorro,parecem nossos.Tudo soa tão familiar...                                       Na minha opinião,é isso que nos faz no restante da película, sofrermos com o drama de Eunice Paiva ,e entendermos a força e sacrifícios dela e dos seus filhos ,em um final verídico e bem humano. Uma heroína de carne e osso vivida magistralmente por Fernanda Torres. Walter filma a tortura militar ,nos convidando ao drama dos Paivas. Simples,franco e direto...V...