Pular para o conteúdo principal

MORTE DE KURT COBAIN

NIRVANA NÃO VOLTA MAIS...






nirvana







Quem tinha de doze a vinte anos em 1990 , saberá bem o que estou lamentando. Era uma época em que a música eletrônica pulsava, e o rock boiava entre o alternativo e o clássico. Minha geração ficava procurando ídolos na esquina e a moda era banda de um hit só: chegavam, estouravam e sumiam... O Guns and Roses já tinham uma certa bagagem, mas nada que pudesse se levar muito a sério. Mas de repente, eis que surge mais um surto do cenário underground, e não era moda, não era um hit só, era muito mais que isso, surgia à banda Nirvana.


O Nirvana é ,com certeza, a banda que tem a cara dos anos 90 e que mudou o conceito do rock ( até então ). O Som era punk com canções que passavam ora medo, ora fúria. A banda teve umas inda e vindas de alguns integrantes, mas a formação que iria sacudir o mundo era formada por Kurt Cobain, Chris Novoselic e Dave Grohl.

O grupo não emplacou só uma dúzia de hits , eles também mostraram ao mundo a cena grunge da fria Seattle ( E.U.A) , junto com as bandas Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Screaming Trees, dentre outras. Eu usei cavanhaque, eu vesti camisa de flanelas, eu copiei os americanos, eu escutei e comprei "Nevermind” (1991). Uma obra-prima (vendeu mais de 10.000.000 de cópias) do início ao fim, onde todas as músicas se destacam.

Mas como todo fã alternativo, prefiro o lado b do Grupo , gosto do disco "Bleach"(1989) um pequeno clássico. Está lá a música que mais gosto do grupo "About a Girl” .O grupo ainda lançaria, o perturbado In Útero em 1993(que tem a excelente “ Rape Me") e um antológico MTV Unplugged In New York em 1994 .




kurt 1



O Nirvana possui uma estatística negativa, por ter feito um dos piores shows de Rock em terras brasileiras, com um Kurt Cobain fazendo tudo que um bêbado , drogado e perdido tem direito: mijando na câmera , cuspindo nos assistentes e não cantando nada.

Mas não foi um show “errado” que apagaria de vez o fenômeno Nirvana, mas sim um tiro na cabeça dado em 04 de abril de 1994( lá se vão 14 anos). Seu corpo só foi achado quatro dias depois, com heroína suficiente para matar um elefante, nem precisava o tiro.Sua morte foi uma ducha fria para o rock, e com certeza para todos da minha geração.Nunca, nunca mais tivemos um outro grande fenômeno musical (do rock) que mesclasse genialidade, sonoridade, atitude e porque não dizer, muita , muita paixão.


kurt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO

  A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO: o pioneiro programa infantil da década de oitenta. ©José Viana Filho A geração que nasceu na segunda metade decáda de setenta até no início da década de oitenta, vai ficar nostálgica e lembrar cada momento de sua infância ao ver a exibição do documentário A SUPERFANTÁSTICA HISTÓRIA DO BALÃO. Exibido em três capítulos: 1. Também quero viajar nesse Balão, 2. Mãe, me dá um dinheirinho, 3. Quando fica Grande; o streaming STAR+ consegue narrar na medida certa a importância do Grupo Balão Mágico, para o início do que seria um grande filão de consumo, tanto na música, com nos shows e em programas infantis na década de oitenta no Brasil. Simony, Tob e Mike já eram estrelas da música infantil, com dois discos lançados pela gravadora CBS, quando foram para a Globo e formaram com Jairzinho, a primeira formação para o programa de TV. A qualidade musical, o talento dos apresentadores infantis e a direção certeira de Nilton Travesso, ajudaram a transform...

CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM

  CACÁ DIEGUES FOI CINEMA ATÉ O FIM © Cacá Diegues foi além da direção de cinema, foi uma espécie de eminência parda da sétima arte brasileira, ou ainda, um oráculo consultivo nas diversas crises da nossa produção nacional. Esteve na criação do CINEMA NOVO,  exilando-se e voltando com uma nova forma de produção no Brasil. Criou e filmou até o fim da EMBRAFILME, produzindo inclusive, na seca total de financiamento do começo dos anos 90 do século passado. Foi um dos primeiros a comandar a grande revolução da retomada do nosso cinema. Opinou, escreveu, propôs ideias, as vezes nem tão compreendidas e ou unânimes, participando ativamente da criação do que seria a ANCINE. Surfou na retomada reescrevendo sua filmografia, sendo também, um mestre para a criação de diversos núcleos de diretores da nova geração. Foi um entusiasta da nova geração de cineastas vindos das periferias dos grandes centros urbanos. Como se não bastasse, fez do fardão da Academia Brasileira de Letras sua camisol...

FILME "AINDA ESTOU AQUI"

  FILME "AINDA ESTOU AQUI" de Walter Salles  ©José Viana Filho                                       @waltersalles_oficial  como poucos cineastas ,sabe nos colocar no filme,na vida dos personagens. Em "AINDA ESTOU AQUI" não é diferente : mergulhamos,nos primeiros 40 minutos, na casa de Eunice e Rubens Paiva; seus filhos,suas comidas,seus amigos ,cachorro,parecem nossos.Tudo soa tão familiar...                                       Na minha opinião,é isso que nos faz no restante da película, sofrermos com o drama de Eunice Paiva ,e entendermos a força e sacrifícios dela e dos seus filhos ,em um final verídico e bem humano. Uma heroína de carne e osso vivida magistralmente por Fernanda Torres. Walter filma a tortura militar ,nos convidando ao drama dos Paivas. Simples,franco e direto...V...