DIA DE SÃO SEBASTIÃO




São Sebastião




Dia 20 de janeiro, convencionou-se como o dia de um dos santos mais populares dos católicos: São Sebastião. O Santo guerreiro, que desafiou o governo romano de Diocleciano, poupando cristãos, morreu empalado e torturado em Roma.

Nascendo sobre o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro , em 1 de março de 1565, a cidade maravilhosa tem como padroeiro o santo guerreiro Sebastião, que como o fundador do Rio(Estácio de Sá) , morreu com um flecha.

Em pleno verão, os cariocas ganham esse feriado para curtir um pouco desse sol escaldante que a cidade oferece nessa época. O santo é referenciado em vários locais da capital , sendo inclusive , festejado em diversos terreiros de candomblé e umbanda , pois , no sincretismo religioso carioca, São Sebastião é Oxossi,que com, seu arco e flecha é o guerreiro da mata , da caça, e padrinho dos comunicadores.

Que a cidade maravilhosa abençoe seu padroeiro , bem como, a todos aqueles filhos e afilhados de Oxossi, peçam paz a uma das cidades mais bonitas do mundo: a cidade da Copa, das Olimpíadas , do mar , das florestas, do samba , da alegria. A cidade maravilhosa do coração do meu país ...



Oxossi





TIM MAIA RACIONAL VOLUME 1 e 2

Racional

Um dos maiores ídolos POP/MPB do país , Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, lançou na década de 70, mais precisamente 75 e 76 ,dois volumes que seriam considerados seus melhores discos, Tim Maia Racional volume 1 e 2.


Os discos soavam bem estranhos diante daquilo que todos estavam acostumados a ouvir do Tim, o soul e suingue continuavam, mas sua voz estava bem mais limpa e as letras faziam alusão a sua mudança interior, a enxergar um mundo mais claro, a reconhecer os erros e se entregar a uma certa seita ideológica, liderada pelo então Guru Manuel Jacinto Coelho, um "guru" da ufologia, a famosa Cultura Racional (baseado no livro Universo em desencanto).

Tim Mergulhou fundo na cultura, usando sua arte para pregar. Do resultado de sua fase religioso, falando do volume 1 especificamente, temos clássicos como "Imunização Racional (Que Beleza)" , "Bom Senso" e o clássico soul "Rational Culture". Recentemente foram descobertas algumas músicas esquecidas dessa época, que deram origem a um terceiro volume(que pode ser baixado pela internet).

Tendo sua fase religiosa, assim como ídolos como Bob Dylan e Prince, Tim Maia provou sua versatilidade e somou mais um grande episódio em sua tumultuada vida. Os dois Volumes são grandes discos na história musical brasileira e podem ser ouvidos, baixados e ou comprados facilmente. Para quem quer ouvir algo de qualidade vai uma, ou melhor duas dicas, e ainda, para quem quer ouvir um Tim diferente de Descobridor de Sete Mares, Do Leme ao Pontal e Me dê Motivo, tai uma ótima oportunidade para se surpreender.



Tim Maia