TIM MAIA RACIONAL VOLUME 1 e 2

Racional

Um dos maiores ídolos POP/MPB do país , Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, lançou na década de 70, mais precisamente 75 e 76 ,dois volumes que seriam considerados seus melhores discos, Tim Maia Racional volume 1 e 2.


Os discos soavam bem estranhos diante daquilo que todos estavam acostumados a ouvir do Tim, o soul e suingue continuavam, mas sua voz estava bem mais limpa e as letras faziam alusão a sua mudança interior, a enxergar um mundo mais claro, a reconhecer os erros e se entregar a uma certa seita ideológica, liderada pelo então Guru Manuel Jacinto Coelho, um "guru" da ufologia, a famosa Cultura Racional (baseado no livro Universo em desencanto).

Tim Mergulhou fundo na cultura, usando sua arte para pregar. Do resultado de sua fase religioso, falando do volume 1 especificamente, temos clássicos como "Imunização Racional (Que Beleza)" , "Bom Senso" e o clássico soul "Rational Culture". Recentemente foram descobertas algumas músicas esquecidas dessa época, que deram origem a um terceiro volume(que pode ser baixado pela internet).

Tendo sua fase religiosa, assim como ídolos como Bob Dylan e Prince, Tim Maia provou sua versatilidade e somou mais um grande episódio em sua tumultuada vida. Os dois Volumes são grandes discos na história musical brasileira e podem ser ouvidos, baixados e ou comprados facilmente. Para quem quer ouvir algo de qualidade vai uma, ou melhor duas dicas, e ainda, para quem quer ouvir um Tim diferente de Descobridor de Sete Mares, Do Leme ao Pontal e Me dê Motivo, tai uma ótima oportunidade para se surpreender.



Tim Maia




9 comentários:

Dilberto L. Rosa disse...

Tim sempre foi rei e, sim, conhecia esta sua "fase", "mais precisamente" e "especificamente" voltada para essa cientologia gospel setentista! Sempre bom revisitar Tim, com sua voz de negro americano e com sua visão de qualidade em tudo que tocava! Abraços criticamente musicais!

Lulu on the Sky® disse...

Pena q o povo só valoriza depois q morre.
Big Beijos

LUPPER disse...

salve salve, Mr Jv gostei nota 1ooo, valeu,abç

José Viana Filho disse...

Isso ai Mestre Dioda!!!

Francisco Sobreira disse...

José,
Obrigado pela visita ao Luzes da Cidade. No entanto, o texto não é meu, mas do sr. Leandro Fortes, de cujo blogue retirei, com a autorização dele. Um abraço.

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

Prezado Mestre

Os dois volumes da fase "Racional" do Tim Maia são considerados, por muitos críticos, como obras primas, o que marca sua versatilidade e maestria, pois, criar um trabalho de referência na MPB, com um estilo diferente do que o fez tão popular, e com qualidade, é coisa de gênio.

Alexandre Dunes

Magui disse...

Tem razão, a voz estava limpa pq foi uma fase em que ele também estava.
Ainda não li o livro do Mota mas pretendo.

Greyce Kelly disse...

au!!!
O Blog é super legal!!! Muito bem desenvolvido!!! E os textos? Estou sem fôlego até agora!!! Que declaração a Vanessa foi aquela?rsrsrs
Meu Deus!!! Quanta paixão,amor,zelo... Que Deus os abençoe!!!
Sua mãe parece ser uma guerreira que não deixou o encantamento fora de sua vida,ao contrário,talvez tenha sido uma grande contribuição para que acreditasse em a vida melhor,no que for possível contribuir,né?
Saudades de vocês...rsrs
bjs