DIA DE SÃO SEBASTIÃO




São Sebastião




Dia 20 de janeiro, convencionou-se como o dia de um dos santos mais populares dos católicos: São Sebastião. O Santo guerreiro, que desafiou o governo romano de Diocleciano, poupando cristãos, morreu empalado e torturado em Roma.

Nascendo sobre o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro , em 1 de março de 1565, a cidade maravilhosa tem como padroeiro o santo guerreiro Sebastião, que como o fundador do Rio(Estácio de Sá) , morreu com um flecha.

Em pleno verão, os cariocas ganham esse feriado para curtir um pouco desse sol escaldante que a cidade oferece nessa época. O santo é referenciado em vários locais da capital , sendo inclusive , festejado em diversos terreiros de candomblé e umbanda , pois , no sincretismo religioso carioca, São Sebastião é Oxossi,que com, seu arco e flecha é o guerreiro da mata , da caça, e padrinho dos comunicadores.

Que a cidade maravilhosa abençoe seu padroeiro , bem como, a todos aqueles filhos e afilhados de Oxossi, peçam paz a uma das cidades mais bonitas do mundo: a cidade da Copa, das Olimpíadas , do mar , das florestas, do samba , da alegria. A cidade maravilhosa do coração do meu país ...



Oxossi





9 comentários:

greycek disse...

Que São Sebastião seja nosso intercessor em busca de um Rio mais
maravilhoso e cheio de paz!
São Sebastião,rogai por nós!!!
Amém!

Morena disse...

AIII adoro estes posts de amor a minha cidade!!!

Feriado só p quem pode...
Beijos saltitantes
Bom restinho de semana

Jaqueline Sales disse...

Quando criança, eu adorava olhar a imagem de São Sebastião porque sentia um enorme "feitiço" que a vida desse intercessor trazia. E como eu estava certa em admira-lo! Homenagem ao Senhor do Rio, São Sebastião, e que ele interceda pelo povo brasileiro trazendo a paz tão esperada e necessária.

Virei aqui mais vezes, se você não se incomodar de deixar um banquinho, assim, ao lado, para que a gente possa sentar e ler as postagens demoradamente.

Namastê

Nana disse...

Acredito q vcs deveriam pedir mais a Deus do a este santo q nao tem feito muita coisa pelo Rio... Bjs e fique com Deus.

Dilberto L. Rosa disse...

E viva Oxossi, saravá, meu pai! Viva o Rio, acima de jogos políticos e esmaecidos estratagemas populistas de perpetuação do Poder e da Política do pão e circo! E viva essa grande figura lendária (fiquei na dúvida: S. Sebastião morreu empalado ou flechado?) que inspira até mesmo os agnósticos! E viva meu querido avô: nasceu São Sebastião (20/01/1921) e morreu Santo Antônio (13/06/2004) - saudades de meu amigo...

LuCordeiro disse...

Me deu um trabalhinho te achar pq vc deixou um comentário no meu blog e,qdo cliquei no seu nome,apareceu que o perfil não estava disponível.Como não sou de desistir fácil,digitei seu nome no São Google e cheguei aqui.Aí vi meu link.Então percebi que eu não estava no blog errado :-)
Seguinte:obrigada pela visita e pelo comment.Tb te linkei.Gostei daqui,e qdo dei de cara com são Sebastião,adorei:São Sebastião representa o amor pelo Rio,então,estamos juntos nessa!
Depois volto para ler tudo o que puder,
Bjsss

Batom e poesias disse...

Vim agradecer a visita e o comentário e conhecer essa sua casa.
Gostei muito.
Abç

Rossana

luluonthesky disse...

Zé,
Acho bacana esses posts com história sobre a cidade.
Big Beijos

Jaqueline Sales disse...

Para saber das novidades....

Beijoooooooooosssssssss