DIA DE SÃO JORGE




Photobucket






Mal sabia o cavaleiro degolado em 303 D.C , pelo então rei Diocleciano , que ele iria ser lembrado e amado por  uma legião de devotos em uma cidade brasileira. Mal sabia também , Jorge de Capadocia , que ele seria capaz de unir religiões tão distintas que comemoram seu dia como se do mesmo credo fossem.



  


Missa de sao jorge






Dia 23 de abril, data do suposto martírio do santo guerreiro, o Rio de Janeiro para: em diversos pontos da cidade , procissões , fogos, festas, missas e demonstrações de fé e tolerância. Católicos , ortodoxos , anglicanos , umbandistas e candomblecistas se reúnem e comemoram , a seu modo, o feriado do santo na cidade maravilhosa...


O Rio de Janeiro fica azul, vermelho e branco...

SALVE JORGE!!!!





Photobucket






AMADEUS DE PETER SHAFFER





Amadeus




Em cartaz  no Teatro Carlos Gomes , na praça Tiradentes no centro do Rio de Janeiro, Amadeus de Peter Shaffer.A montagem é uma bela oportunidade para quem quer ver um espetáculo, a altura da genealidade do compositor Mozart.

A peça, dirigida por Naum Alves de Souza, conta no elenco principal com os atores : Roberto Birindelli(Salieri), Gustavo Rodrigues (Mozart), Silvia Buarque (Constanze), Marcelo Picchi (Joseph II ). Com um cenário minimalista e com alguns  painéis,  podemos imaginar algumas peças montadas pelo mestre  Wolfang Amadeus Mozart . Tudo conduzido por  uma história ficcional narrada por Antônio Salieri ...

A adaptação de Peter Shaffer da vida de Mozart, seguiu uma linha não fiel aos fatos da realidade, transformando o compositor da corte Austríaca ,Salieri , em um vilão que inveja o jovem gênio Mozart e em um músico ,digamos, medíocre . Para quem viu ,e ainda lembra do genial filme adaptado da peça Inglesa homônima ,de Milos Forman(Amadeus ,1984), pode matar uma pouco da saudade e ver uma bela adaptação nacional  para o texto de Shaffer.

A peça fica em cartaz até  o início de maio com preços populares.Vale a pena conferir ,pois o conjunto da obra equivale a cada centavo pago, ainda mais pelos belos figurinos de época assinados por Renaldo Machado, Beth Filipecki e Thanara Shonardie . Naum Alves de Souza acertou em cheio e nos presenteou com mais uma re-montagem do excelente texto de Peter Shaffer.






Silvia Buarque