MARADONA DE EMIR KUSTURICA




Maradona de Emir Kusturica






Quando aparecem os créditos do genial documentário de Emir Kusturica(Maradona , 2008) , você se pergunta, quem foi mais retratado, o gênio da bola, que faz jus ao título e ou o gênio da câmera , o sérvio  Emir Kusturica?

Maradona, o filme, tenta nos mostrar o que há por trás de Maradona, o ídolo, formando diversos painéis da figura do genial jogador argentino: o político sonhador e engajado, o admirador de Fidel e Che, o jogador e suas jogadas geniais, o apresentador de tv ,ou então, o mito que desperta paixões a ponto de criarem uma  seita com seu nome.





Maradona e el canudo




Porém,a maior faceta dessa película , de pouco mais de 90 minutos , é expor o fã Kusturika e seus dilemas ao redor da produção do seu ídolo. O premiado diretor de Underground - Mentiras de Guerra(1995)  e Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (1985) ,ambos palma de ouro em Cannes, se mostra como amigo, como entrevistador, produtor e roteirista e tenta procurar o homem em Maradona, desmascará-lo,  mostrando momentos em comuns aos dois e da família de Diego.


Nessa exposição, vemos e aprendemos como é doloroso expor um ídolo seu, talvez ai , a abordagem que nos é mostrada, nos cative. Não é um documentário sobre futebol, longe disso, nem tão pouco mais uma exposição da vida agitada do craque(envolvendo cocaína e internações), é mais um filme de Emir Kusturica, e ,por si só ,já basta para dar uma conferida...




Maradona e Belgica



DEXTER DE MICHEL CUESTA E TONY GOLDWYN





Dexter II






No começo da série , no primeiro capítulo  , o protagonista já se desmascara: ele é um serial killer . Com muito sucesso no Brasil, a série Dexter (2006- ), que á na sua quinta temporada , apresenta um assassino psicopata que trabalha na polícia  como analista forense.

Dexter (vivido por Michael C Hall )  fora adotado por um policial ,que descobre logo cedo a sede de sangue do filho e o treina para, enfim , canalizar toda sua psicopatia para o bem, ou seja, matar pessoas da sua estirpe que a justiça não consegue alcançar.A base do enredo soa estranha a princípio , porém, o segredo dessa estória americana esta no roteiro...

A primeira temporada nos coloca Dexter tentando descobrir , junto com a equipe policial do condado de  Miami –Dade, o psicopata que mata e não deixa rastros de sangue, usando uma técnica de resfriamento , ele corta em pedaços a vítima  e  coloca exposta em qualquer ponto da cidade.

A medida que a temporada evolui , vemos nosso serial Killer , resolver alguns casos com a polícia, outros sem ela,seguir as pista do assassino do gelo, relembrar seu passado, conviver com sua irmã e sua namorada (mãe de dois filhos e separada de um ex viciado). O segredo esta ai: uma estória policial, com um herói as avessas, com problemas de gente comum.

Com uma bela trilha sonora e diversas canções latinas, a primeira temporada de Dexter nos apresentar um excelente suspense policial , recheado de drama e convivência humana. Escolha certa para quem quer fugir do trivial. Eu iria correndo a locadora mais próxima, porque ela faz até  ao mais cético dos expectadores torcer o nariz e ficar horas em frente a tv...  






Dexter I