Pular para o conteúdo principal

31 DE JULHO OU SUCESSO EM QUALQUER LUGAR


31 DE JULHO OU SUCESSO EM QUALQUER LUGAR



 Das memórias do meu pai II ...

Santa Inês pela sua localização privilegiada, um dos eixos rodoviários do Estado do Maranhão, teve o privilégio de ser uma das sedes de um dos maiores Armazéns do Nordeste. Conhecido por seu comércio aquecido e diversificado, a cidade no final da década de setenta e começo de oitenta, viveu um grande crescimento e impulsionou quem nela investiu. O conhecido Armazém, com origens na década de trinta no Rio Grande do Norte, começou na esquina da rua do Comércio com a rua Nova, criando até um ponto de telespectadores envolta das televisões exposta na loja.

Sempre foi uma referência de grande comércio de eletrodomésticos, tecidos, roupas , assim como, sempre possuiu uma vasta linha de crediário que fazia realizar o sonho de muitas famílias de realizarem o sonho de ter uma televisão, uma geladeira e outros eletrônicos que permeavam o sonho da classe trabalhadora.

Trinta um de julho é o aniversário do grande Armazém na nossa cidade, uma data ou melhor um mês que não passa desapercebido: promoções, brindes, sorteios, ajudavam e ainda ajudam a aquecer nosso comércio de uma forma em geral. No dia específico, o Armazém, sempre preparou uma grande festa, que marcou gerações em Santa Inês.

Lembro-me especificamente de um ano, 1982, onde a grande rede de comércio caprichou na comemoração do seu aniversário na cidade. Aliás, desse ano em específico, ouvi de alguns amigos  diversas “causos” que sempre guardaram na memória :  o carro de som, foguetório, avião monomotor jogando bolas e cartazes, “queimão” de televisões , geladeiras, fogão  e tudo mais que o armazém vendia, marcaram alguém do meu ciclo de amizade e ou vizinho da minha rua.

Para quem não está familiarizado, ou ainda, não conhece e nunca ouviu falar do impacto do aniversário desse Armazém, é como se fosse uma Black Friday em plena década de oitenta. O dia começava com um insistente carro de som, estilo trio elétrico, tocando repetidamente parabéns para você, em um coro de vozes beirando o insuportável, seguindo sempre de fogos de artifícios(com tiros de 12 x1) lançados sobre a alvorada, acordando meio que forçadamente, toda a cidade. Essa memória é quase que coletiva de todas os meus vizinhos da Rua Nova: o parabéns mais barulhento do início da manhã.

Seguidos dos parabéns, para alegria da criançada e para desgraça das donas de casa, um monomotor sobrevoava a cidade jogando brindes e cartazes com promoções. Sendo o brinde, em sua maioria, bolas amarelas com o logo característico da loja. As famosas bolas eram jogadas aos kilos por toda a cidade, transformando o início da manhã em uma correria de crianças, adolescentes e até adultos, que disputavam quem conseguia pegar mais desse brinquedo.

As donas de casa, além de zelarem pelo seu quintal espantando, ou até mesmo xingando, o bando de crianças sedentas por uma bola, tinham que se preocupar com a limpeza dos quintais, pois as dez da manhã, os mesmos já estavam lotados de papeis de propaganda, que formavam uma onda que cobriam todo o quintal. Até hoje desconheço alguém que tenha encontrado um cartaz premiado, conforme anunciava a rede de lojas aniversariante.

A cidade já estava mais que despertada e comemorativa, e mesmo quem não tivesse prestado atenção, no mês corrente do aniversário do Armazém, já sabia que dia 31 de julho era aniversário dessa rede de lojas. A rua do Comércio, onde a loja já em sua sede nova (na parte mais central) , ficava intrafegável , com uma multidão de ávidos consumidores e curiosos , onde bicicletas ,motos, carros e pedestre disputavam espaço, com meninas e meninos trajados com um uniforme com o logo do Armazém; tudo ao som de foguetes 12 x 1 e do potente trio elétrico, agora parado em frente à loja, tocando insistentemente o parabéns para você.

Há quem lembre de ter provado o bolo, servido até depois do almoço, com os últimos pedaços já derretidos de tanto calor. Há quem lembre também, de ter participado de uma gincana (que não me recordo de verdade se houve em algum ano), e como sempre uns que exageram em estórias das festa de aniversário e confundem até com memórias de carnaval, natal, dia das mães, e quase que rotina, com os eventos da quadra com o nome do Armazém.: que sempre tinha torneios de futebol, evento do dias das crianças e pequenos shows.

O certo é que não só o aniversário do Armazém, mas o simples fato da instalação da rede de comércio na cidade, ajudou a impulsionar e consequentemente, tornar nossa querida Santa Inês em um grande ponto de comércio da região do vale do Pindaré. Talvez 1982, tenha sido um ano marco, para eu entender o quanto a cidade sabia que aquele Armazém, já era sucesso em qualquer lugar.


©José Viana Filho

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos

JOÃO GOLINHA

JOÃO GOLINHA Ao meio dia, na década de sessenta, o centro de Caxias parava. Não muito diferente das cidades do interior do Maranhão, a terra de Gonçalves Dias, “dormia” na hora do almoço. O sol tinindo do começo da tarde, iluminava praças e ruas praticamente vazias. Vez ou outra era possível ver: uma senhora portando da sua sombrinha, ou um morador da zona rural vindo resolver algo no centro, em suas velhas bicicletas. João Fahd Sekeff, ganhou fama por ter o arroto mais alto da cidade: dizia-se que se ouvia da rua São Benedito, onde residia, até a praça da Matriz. Sendo exagero ou não, já era tradição, pelo menos nos seus arredores, toda a vizinhança esperar os arrotos logo após seus almoços. Eram ali, por volta das treze horas da tarde que eles eram escutados. Começavam tímidos e iam aumentando conforme seu João ia relaxando no decorrer dos minutos. Seu Benedito, músico e militar, um exímio trompetista chegou até a afirmar, que os ditos arrotos tinham sincron