Pular para o conteúdo principal

SEU ISAIAS E O FIM DO MUNDO

 

Baseado em uma história real.

 




 


 

Capítulo I – A rua dos castrados.

 

Não há quem se lembre, ou que pelo menos tenham dito: em qualquer esquina, bar ou banco de praça. A cidade é muda e sem memória. Um baú de relicários esquecidos...

O fato é que na década de cinquenta, essa cidade (que aqui não terá nome) tinha uma rua de homens castrados. Envoltos em luto e vergonha. Eram homens que se aventuraram em seduzir e prostituir meninas, adolescentes; onde quase sempre acabavam grávidas e se viam vingadas por um grupo denominado “justiceiros de Deus”.

Os Justiceiros de Deus eram todos devotos da Igreja católica, mais precisamente frequentadores da Catedral Metropolitana da cidade, e assíduos trabalhadores da pastoral. Dizimistas, organizadores de festas, quermesses e toda ou qualquer organização que envolvesse a Igreja na cidade. Eram em sete, todos com mais de quarenta anos e casados. Uns pais, outros até avós, e agiam com total ratificação de suas esposas.

Dizem, e não há qualquer comprovação desse relato, que foi a filha do fundador do grupo que engravidara de um dos seus peões da fazenda que motivou a criação do grupo. Outros já falam que foi quando a filha mais nova, de outro membro do falso “prelado” interiorano, morreu de complicações do parto na capital. O fato é que o maior entusiasta dos atos de violência, contra homens que sequer eram julgados pela justiça, era seu Isaías.

Seus Isaías era mecânico autodidata, um dos melhores da região. De carros de passeios a conserto de ônibus, criou seus seis filhos com as mãos sujas de graxas e macacão cinza. Seus quatro filhos homens começaram cedo a ajudá-lo e assim, a aprender o ofício que levariam a ferro e a fogo para o sustento de suas futuras famílias.

Assíduo frequentador das missas matinais e devoto parceiro, quase um diácono, do padre João. Seus Isaías foi um dos principais entusiastas da formação do grupo, e se dizia ungido para a missão que Deus reservara para ele: ser o juiz e fazer valer a sentença a todos os desonradores de adolescentes da cidade.

Era dele a primeira casa doada para o desafortunado pecador castrado. Dele também a escolha do Santo que abençoaria tais atos: São Bento de Núrsia, o monge italiano. A espetacularização do ato da castração, ganhou tanto interesse da população, que há quem fale que o último castrado, teve mais público que a Paixão de Cristo encenada nas ruas do centro da cidade.

Seus Isaías era o principal divulgador dos atos de castração: usava sua surrada camionete para divulgar pelas ruas do centro e bairros distantes, os atos. Pode até não haver lembrança de nenhuma geração mais nova, ou os mais velhos se envergonham de falar que tais atos aconteciam, bem ali na zona rural de uma grande cidade do Maranhão.

Até o final de 1963, quando foi o último caso de castração, foram vinte e seis homens se dividindo em sete casas de alvenaria simples, ajudados com contribuições das pastorais da cidade, como também, por comerciantes e familiares.

Eram enclausurados e envergonhados pelas suas condições terem sido expostas a quase toda a cidade. Eram homens mortos para a sociedade, quase monges devotos da vergonha. Padre João foi voto vencido, quando tentou argumentar para acabar essa barbárie medieval da castração pública. A liga das mulheres e todas as carolas e misseiras, “avançaram” sobre o pároco, o fazendo apenas usar um ou outro sermão para expor sua indignação. Seu Isaías em resposta ao Padre, fez um discurso longo e veemente no dia vinte e um de março no do ano de 1963, agradecendo a São Bento e a todos os justiceiros de Deus por terem, na visão dele, acabado com os crimes sexuais na cidade.

Não há quem lembre, que aquela rua que ficava no final da zona rural, que a noite era contemplada com os sons do riacho e quedas d’água, como os ruídos de um roncador acompanhando da sifonia de grilos, cigarras e sapos, era também a rua que se ouvia choros e gritos de homens envergonhados e castrados.

Capítulo II – A Reforma da Igreja e o Lutero Tupiniquim.

 

Foram dois longos anos, do começo da década de sessenta do século passado, que fizeram seus Isaías ficar mais famoso. De juiz executor de castrados a praticamente um profeta do cristianismo puro, um mecânico anunciador do apocalipse. Mas não foi da noite para o dia; seus embates com o Padre João e até com o Bispo do Estado, começaram após a diluição do seu falso prelado da ordem de São Bento.

Seus Isaías contra-atacou da forma mais veemente possível: questionou quase todos os atos e ações do Padre João, expôs ideias mais radicais aos dogmas da Igreja Católica, propôs conteúdos que iam ao encontro do Concílio Vaticano II, que lhe concedeu uma fama de reformista tupiniquim.

A paciência do Padre João ia de encontro com a pouca diplomacia de seus Isaías, que mais parecia um Papa ao impor todas as suas definições ao reverendo da paróquia. Ele transitou e incomodou diversas áreas da pastoral, propondo inclusive mudanças no recolhimento do dízimo, implantação de votos de pobrezas franciscanos, estudos da bíblia com interpretações teatrais, cursos extensos para batismos e casamentos e a abolição definitiva dos leilões de frangos, porcos e carne de boi nas festas santas.

 Não se sabe exatamente quando deixou de frequentar a igreja, as reuniões das pastorais e o terço de Nossa Senhora da Conceição, mas foi no ano de 1964 que ele mesmo declarou não mais ser Católico Apostólico Romano. Mesmo com sua esposa, dona Maria do Bom Parto e seus seis filhos, jamais terem abandonado a paróquia e suas atividades e trabalhos semanais.

Foi no Natal de 1964 que seu Isaías começou a pregar o evangelho e a fazer seus sermões, quase sempre com um olhar veemente e crítico contra a Igreja Católica, tendo claro, o Padre João como foco de seus discursos efusivos, virulentos e enfáticos. Dessa época também, temos relatos dos começos de suas visões sobre o fim do mundo. Misturando as descrições do apocalipse bíblico com visões do seu dia a dia da sua cidade, o Lutero Tupiniquim, fez crescer sua fama e presença de devotos no fundo do quintal de sua oficina.

Conforme sua fama de Pastor fora crescendo, também vieram os adjetivos depreciativos: doido, maluco, beato do mal, pastor da desgraça e tantos outros adjetivos que seu Isaías ganhara, que envergonhavam todos os seus familiares e amigos mais próximos. Há quem diga que seu rancor e ódio pelo fim do seu falso prelado de São Bento, fora transformado em um objetivo para atacar a Igreja que tanto o acolheu.

 

 

Capítulo III – A Arrecadação forçada e o começo do fim do mundo.

 

 

Sempre as vinte e duas horas de quarta-feira, uma rua da zona rural de uma cidade importante do interior do Maranhão, se agitava com o fim do culto de Seu Isaías. Seu terreno, que antes era usado para colocar os diversos carros e motos de sua reconhecida oficina, agora era um improvisado templo com cadeiras de ferro emprestadas pelo seu Zuza, conhecido dono do boteco do bairro, que com fama de muquirana, justificou que era um investimento para assegurar seu lugar no Céu. Seu Zuza, com sua vasta barriga e sua fiel camisa colocada no seu ombro esquerdo, afirmava com toda veemência e fé que seu Isaías era um Profeta tardio enviado por Deus.

Além das cadeiras, a mesa, as toalhas, as águas, assim como, toda indumentária usada pelo Profeta da Zona Rural, eram sempre doadas, recolhidas e lavadas pelas irmãs Brito. Quatro carolas que abandonaram padre João, para seguir o Pastor Isaías.

A aglomeração se desfazia ao longo de pouco mais de uma hora e meia, e os quase trezentos devotos era unanimes ao pedirem que seu Isaías fizesse também os cultos aos domingos. O Pastor sempre agradecia e logo afirmava que era necessário dinheiro, que não tinha um sistema de arrecadação criado, e que sempre contava com a boa vontade de alguns fiéis que acreditavam na sua palavra. Ele ainda afirmava que mesmo com o fim do mundo próximo, era preciso estrutura militar e uma arrecadação robusta para educar e preparar a todos que o seguiam, a entender e aceitar o fim do mundo e da existência.

Seus cultos de quarta-feira tornaram-se cada vez mais famosos, atraindo fiéis até do centro da cidade. Chegou, no culto que antecedia o Domingo de Páscoa, a ter mais de quinhentas pessoas se abarrotando nos improvisados bancos de madeira e nas cadeiras enferrujadas de seu Zuza. Aproveitou a oportunidade para dizer sobre a arrecadação, e expos seu plano de confiscar o cofre da Igreja Matriz da cidade, como uma forma de manter viva a sua palavra.

Alguns até falam que o Padre João fez um acordo, para que fosse levada toda a quantia arrecada do domingo de Ramos, e que deixassem a da Sexta-Feira Santa até o domingo de Páscoa para a Igreja, que necessitava urgente do concerto do telhado e do para-raios. Seus Isaías, assim contam, aceitou de imediato e jurou aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que ele e os seus seguidores jamais fariam tal ato profano novamente. Padre João que era só alívio com a possibilidade de nunca mais vê-los, fez um sinal da cruz ao se retirar e fechar a porta da igreja da Matriz.

 

Capítulo IV – Aqui é o fim do mundo...

 

“...Aqui, meu pânico e glória
Aqui, meu laço e cadeia
Conheço bem minha história
Começa na lua cheia
E termina antes do fim...”

Torquato Neto

 

No sábado magro de carnaval do ano de 1965, seu Isaías fez sua pregação mais polêmica: atacou veemente todos os credos: do catolicismo ao protestantismo, sobrando até para seus vizinhos da Assembleia de Deus. Propôs um credo sem templos e sem moedas, ratificando inclusive o escambo entre vizinhos. Profetizou que após os desastres e catástrofes que precederiam o fim de tudo, se aos olhos de Deus sobrevivessem aqui na terra, alguns para reorganizar o planeta; e se aqui (apontava sempre para o chão da sua improvisada igreja), homens e mulheres “escapassem” de todas as demonstrações divinas apocalípticas, estes enfim entenderiam que o dinheiro faria pouco sentido.

Sobreviveria quem enfim entendesse a importância da terra e do meio ambiente, assim falava para uma plateia cada vez mais atenta e devota. Sobreviveria aquele, temente a Deus, não no medo, mas no respeito tão pregado em templos e livros, mas pouco aplicado nos atos e afazeres do dia a dia. Pediu de forma enfática que todos amassem uns aos outros como a si mesmo, que eram necessária união e muitos afazeres porque o fim do mundo estava próximo...

Segundo seu Isaías, em 5.6.65 o mundo eclodiria em uma sucessão de desastres ecológicos, guerras e choque com uma estrela morta. Os poucos mais de três bilhões de seres humanos da época, pouco sobreviveriam a todo o conjunto de desgraças lançadas à Terra. Era preciso estar atento e forte as todas as provações, dizia o Profeta. O capitalismo não faria o menor sentido para os poucos mais de dois milhões de sobreviventes, completava.

A tarde daquele sábado magro de carnaval de 1965, ficou agitada na rua da zona rural de uma das maiores cidades do interior do Maranhão: há quem se lembre que até jovens fantasiados de fofões foram expulsos da região, onde se começava uma vigília de orações, que ultrapassariam a semana santa até terminar na fatídica data; para enfim todos estarem prontos ao fim, e se assim sobrevivessem, preparados de corpo e alma para reconstruir o mundo.

Foi a partir da data fixada que seu Isaías começou sua mudança: estava mais calado, taciturno, deixando a barba crescer, como também, seus cabelos. O visual dava uma impressão de um novo Antônio Conselheiro, um percursor do profeta Gentileza, sendo que suas palavras quando proferidas eram de ataques a qualquer um que teimavam em seus credos e templos.

Foi desse semestre que se afastou de vez da sua família, sendo que sua devota esposa nunca deixou de levar suas refeições na oficina, agora seu templo. Dessa época também sua fama de louco, desvairado e demoníaco aumentaram, não só na cidade como em toda região. Há relatos de que ele chegou a expulsar dezenas de peregrinos, pois se ofendia com qualquer mínima tentativa de associá-lo ao dom da cura ou a santificá-lo. Ele sempre dizia que estava a serviço de Deus, e que na verdade tinha uma missão simples e direta; avisar e preparar os seus próximos do fim do mundo.

Com a chegada do dia 5.6.65 a cidade foi maltratada por um extenso diluvio, com o volume de água equivalente a dois meses de chuva. O rio que banha a cidade, transbordou naquela noite, deixando centenas de moradores da zona rural sem suas casas e pertences. Foi um dos maiores temporais que a cidade vivenciara, com um número excessivo de raios e trovões, mas que tão logo cessou todos retornaram a sua rotina de trabalhos, estudos e credos. Padre João, no seu Sermão no dia de Santo Antônio, lembrou que o discurso de Seus Isaías tirando as hipérboles e metáforas, só pedia para cuidarmos e amarmos uns aos outros e cuidássemos da nossa natureza ,e que a Igreja estaria de portas abertas para qualquer seguidor dele.

Seu Isaías sumiu. Uns dizem ter sido levado pela força dos córregos que passavam pelo seu terreno, outros dizem ter fugido de vergonha do seu fim do mundo ter se resumido a uma forte chuva. Dona Maria das Dores, esposa do seu Zuza, chamou atenção em um pequeno discurso que ela lembrara de Seu Isaías. Nele, disse ela, o Profeta Tupiniquim deixou bem claro que o fim era um processo e que nem sempre o tempo de Deus, era o tempo profano dos Homens: que o amarraram em horas, dias e em um calendário para ter o controle de nossas vidas e corpos.

Coincidência ou não, Padre João em seu sermão de despedida da Igreja da Matriz daquela cidade em 1978, lembrou do seu Isaías, e citou o tempo como uma metáfora para lembrar do velho amigo e devoto. Disse, e aqui escrevo literalmente suas palavras, que o tempo jamais seria capaz de fazer esquecê-lo, e que sentia um certo orgulho dos cultos proferidos pelo profeta da zona rural. Falou que sempre pedia para algum conhecido seu frequentar as famosas quartas-feiras de seus sermões. Padre João disse que era uma questão de tempo, até o homem provocar um desastre ecológico e destruísse o mundo, em uma mistura de usura, fanatismo, guerras e extremismos. E terminou fazendo um sinal da cruz para logo após profetizar: “e quem disse que o mundo não começou a acabar naquele diluvio em 1965...”

 

*******FIM********


©José Viana Filho

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos

JOÃO GOLINHA

JOÃO GOLINHA Ao meio dia, na década de sessenta, o centro de Caxias parava. Não muito diferente das cidades do interior do Maranhão, a terra de Gonçalves Dias, “dormia” na hora do almoço. O sol tinindo do começo da tarde, iluminava praças e ruas praticamente vazias. Vez ou outra era possível ver: uma senhora portando da sua sombrinha, ou um morador da zona rural vindo resolver algo no centro, em suas velhas bicicletas. João Fahd Sekeff, ganhou fama por ter o arroto mais alto da cidade: dizia-se que se ouvia da rua São Benedito, onde residia, até a praça da Matriz. Sendo exagero ou não, já era tradição, pelo menos nos seus arredores, toda a vizinhança esperar os arrotos logo após seus almoços. Eram ali, por volta das treze horas da tarde que eles eram escutados. Começavam tímidos e iam aumentando conforme seu João ia relaxando no decorrer dos minutos. Seu Benedito, músico e militar, um exímio trompetista chegou até a afirmar, que os ditos arrotos tinham sincron