Pular para o conteúdo principal

CIDADE VAMPIRA, A PEÇA

Image hosting by Photobucket



A JUVENTUDE ENVELHECEU



Image hosting by Photobucket



Vi há alguns meses atrás no Teatro Ziembinsky, a peça "Cidade Vampira" de Fausto Fawcett e Henrique Tavares e fiquei atônito pela crítica voraz e inteligente que Henrique (com seu texto) e Fausto (com suas músicas ) imprimiram na elaboração da peça. Baseado no caso da patricinha parricida Suzane von Richthofen, o texto nos leva por um passeio dos tempos atuais. Jornalistas querendo furo a qualquer preço, delegados posando de estrela de televisão, cidadãos comuns vítimas do vampirismo das grandes cidades. E lógico, explora ao limite todos os conceitos e vícios dessa geração que, a meu ver, parece cada vez mais centrada em imitar vídeo games (lendo cada vez menos e teclando cada vez mais).

O caso que chocou o Brasil e o mundo tem uma versão "vídeo clipe" e antecipa até o final feliz para a grande estrela da mídia do momento. Engraçado como o deboche da Susana da peça (vivida por Carla Faour) parece ter antecipado o deboche real da verdadeira assassina nas constantes declarações dela (a última foi que ela era abusada pelo pai). A peça se desenvolve e à medida que caminha para o desfecho somos brindados com números musicais entre uma ação e outra.

É ai que reside a força da montagem, o eterno poeta de Copacabana Fausto Fawcett (autor de Kátia Flávia, Rio 40 graus) entra em cena para cantar seus delírios certeiros e para desenvolver suas teorias apocalípitas e vamos quase dizer, verdadeiras. O compositor não está só, ele conta com a ajuda vocal instrumental e corporal do trio composto por Cecília Hoeltz, Piti Walter e Renata Davies, as Valquírias 666 (todas loiras para variar, em se tratando de Fausto Fawcett). Com direito a uma atuação inesquecível à frente do palco.

Os personagens estereotipados ao máximo, com um texto inteligente (destaque para a descrição de um jogo feito pelo irmão de Susane em um Lan house) e uma crítica afinada, Cidade Vampira é uma peça excelente para ilustrar o momento presente da nossa juventude. Como diz o próprio Fausto Fawcett, "a juventude envelheceu, hoje está com cinqüenta anos", e completando digo: os que estão hoje matando pais e imitando vídeos games são sobras que fatalmente prejudicarão o futuro da nação. Ou mudarão os valores e serão presidentes, não se assustem.

A peça voltou a estar em cartaz e está no Espaço Cultural Sérgio Porto no bairro de Humaitá, é bom consultar o horário e os dias e não perder essa pérola.


Image hosting by Photobucket

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEU SANTOS

SEU SANTOS José de Ribamar Silva Santos era um funcionário que todo patrão gostaria de ter: assíduo, discreto e vestia a camisa da empresa como nenhum outro. No caso, a Companhia União Caxiense , dona da fábrica têxtil localizada na praça do Pantheon , área central da Cidade de Caxias no Maranhão, foi a felizarda de tê-lo como funcionário. Supervisor geral da linha de produção, não deixou, nos seus trinta e sete anos de empresa, nenhuma vez a produção cair. Tinha a mão todas as funcionárias, e sempre fez questão de participar de todos os processos de seleção, desde que assumiu a supervisão. Esposo de Dona Iracema Carneiro Lago e pai de Sandra Mara, conhecida como a primeira Dentista da Cidade, e orgulho de Seu Santos. Sempre que ia nas reuniões do Lions Club e exacerbava no consumo de vinho, danava-se a recitar Gonçalves Dias e dizer aos quatro cantos que era pai da primeira feminista da cidade, que criara sua filha para ter independência e saber discernir os male...

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de...

FILME "AINDA ESTOU AQUI"

  FILME "AINDA ESTOU AQUI" de Walter Salles  ©José Viana Filho                                       @waltersalles_oficial  como poucos cineastas ,sabe nos colocar no filme,na vida dos personagens. Em "AINDA ESTOU AQUI" não é diferente : mergulhamos,nos primeiros 40 minutos, na casa de Eunice e Rubens Paiva; seus filhos,suas comidas,seus amigos ,cachorro,parecem nossos.Tudo soa tão familiar...                                       Na minha opinião,é isso que nos faz no restante da película, sofrermos com o drama de Eunice Paiva ,e entendermos a força e sacrifícios dela e dos seus filhos ,em um final verídico e bem humano. Uma heroína de carne e osso vivida magistralmente por Fernanda Torres. Walter filma a tortura militar ,nos convidando ao drama dos Paivas. Simples,franco e direto...V...