FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2008


Festival de cinema do Rio




Entre 25 de setembro e 09 de outubro, acontece o Festival de Cinema da cidade do Rio de Janeiro. O maior festival da américa latina, tem esse ano diversos lançamentos premiados nos principais festivais de todo o mundo, homenagando em 2008 o Reino Unido : todo ano um país é homenageado na mostra , fazendo um panorama da sua cinematografia .


Com a espectativa de público de mais de 250 mil pessoas(380 filmes), o festival estará espalhado por diversos cinemas na cidade maravilhosa e focando a mostra nacional na cinelândia carioca: Com debates, tendas , tapetes vermelhos, votação popular e algumas sessões a dois reais nos cines Odeon e Palácio (centro do Rio).


Queime depois de ler

Da lista dos imperdíveis , posso citar a última produção dos irmãos Coen - Burn after reading - (Queime depois de ler), com Brad Pitt, George Clooney e John Malkovich, o fenômeno italiano(relata a máfia do sul do país) , que ganhou o Grande prêmio do Júri no festival de Cannes - Gomorra - de Matteo Garrone. Sem deixar de citar os vencedores da palma de ouro em Cannes - Entre les murs - de Laurente Cantet - e do Leão de ouro de veneza - The Wrestler - de Darren Aronofsky( o mesmo diretor de Fonte da Vida).

Gomorra



Tembém há um certa expectativa para ver os novos lançamentos dos mestres Francis For Coppola (youth without youth) e Woody Allen com o seu Vicky Cristina Barcelona. Enfim, há uma lista bem grande de filmes que não se pode perder: do nacional Última parada 174 de Bruno Barreto até o épico histórico ,Che, de Steven Soderbergh. E festival também é ver filmes estranhos, sem ler um resenha, atirar no escuro, se supreender, odiar, criticar e aplaudir. A cidade maravilhosa será em duas semanas, palco de diversas correntes e enredos dessa arte que encanta o mundo... Boa sessão a todos.

Ultima parada 174


0 comentários: