FESTIVAL INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO 2010




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Entre  as eleições e votos  aconteceu o maior festival de cinema da America Latina, O Festival Internacional do Rio 2010. Com cerca de 300 filmes , algumas homenagens (Amos Gitai revisado) , uma seleção especial de cinema Argentino , filmes esquisitos premiados, filmes esquisitos desconhecidos, alguns candidatos a clássicos e pequenas obras primas cinematográficas.

Enquanto o Brasil discutia uma questão careta e sem sentido ,e navegava em uma falsa onda moderna verde , guiados por uma messiânica , levando um débil metal tucano para o segundo turno,a cidade maravilhosa mergulhava em duas semanas de filmes e debates cinematográficos.

Da minha seleção, separei quatros filmes que valem a pena ver e rever quando aparecer na telas grandes e ou DVD.

São eles:



* Milos Forman: O que não mata...



Se você gostou de Amadeus, Hair, Estranho no Ninho, vai gostar ainda mais de ver a vida exposta, de uma forma bem pessoal ,de um dos maiores diretores do cinema contemporâneo. Um belo documentário sobre um gênio tcheco.


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* Rubber


A sinopse parece inusitada: Um pneu psicopata, que sai rodando matando por ai... Parece maluco , mais o filme me tirou boas risadas e mostrou um suspense inusitado. Quentin Dupieux acertou e muito passeando entre o trash e o lírico.


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MicMacs - um plano complicado


JEAN-PIERRE JEUNET, o diretor de Delicatessen, Ladrão de Sonhos , O Fabuloso Destino de Amélie Poulain , mergulha de forma onírica, bem humorada e ácida na indústria de armamentos e a política bélica na França. O filme é uma aula de humor refinado, edição de primeira , fotografia marcante e acentuada e acima de tudo de narração e construção de personagens. Disparado o melhor filme do festival(dentro dos que vi obviamente).



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Líbano


O diretor Israelita Samuel Maoz ensina que ainda se pode fazer da guerra  um tema interessante para um filme. No caso de Líbano , o filme, temos uma aula de decupagem e de direção de  câmera , que tornam o filme uma pequena obra prima e um grande exemplar de filme de guerra.




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