Pular para o conteúdo principal

© SÉRIE O URSO : A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte.

 




© SÉRIE O URSO  : A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte.





Engana-se quem acha que a série O URSO, é só sobre comida e a rotina estressante dos bastidores de um restaurante, como também, o processo de formação de um chef de cozinha, todos seus percalços no mundo competitivo dessa profissão. Digamos que seja a cereja do bolo, ou porque não dizer, a isca que o criador da série Christopher Storer usa para nos mergulhar em um carrossel de emoções e conflitos humanos.

Além da cozinha, O USO faz esse mergulho de atritos familiares, relações amorosas, fracassos, luto, suicídio , empreendedorismos, coragem, gerenciamento de negócios, inseguranças e vai seguindo , nesse bojo de emoções, com um tom de sarcasmo, ironia e humor na medida certa.

A série de três temporadas do Canal Disney+ vem sendo cultuada, pelo público e pela crítica: com 23 indicações no total, O Urso é agora a comédia com mais indicações na história do Emmy. Se o enredo tem suas peculiaridades, por assim dizer, um pretenso ineditismo de abordagem, o elenco é um dos maiores pesos para o sucesso dessa narrativa.

 O trio composto por Jeremy Allen White, fazendo o chef premiado Carmy, que tem que abandonar seus sonhos, para assumir o restaurante lanchonete do seu irmão mais velho que cometeu suicídio; Ayo Edebiri, vivendo Sydney, a chefe cheia de sonhos e criatividade que topa adentrar no mundo de Carmy para transformar o restaurante herdado, e ainda, Ebon Moss-Bachrach, vivendo o “primo” Richard , melhor amigo do irmão morto do chef Carmy , e o principal defensor do restaurante. São três grandes atuações, permeadas de conflitos e dramas apresentados em 28 capítulos nessas três temporadas.

A trilha sonora é uma personagem a parte, apresentada com uma edição cirúrgica e moderna, que conseguem imprimir a tensão de relacionamentos da profissão, da rotina de um restaurante, tanto o mais popular como o mais conceituado. O elenco coadjuvante é a sobremesa que faltava, com o destaque da inesquecível participação de Jamie Lee Curtis, fazendo Donna Berzatto , mãe do chef Carmy .

O Urso é uma série para ser apreciada, degustada devagar e aproveitada em cada capítulo. Tem que estar no cardápio de qualquer bom amante de grandes estórias e conflitos. Bom apetite.

  

©José Viana Filho é Bacharel em Cinema pela UNESA(RJ) e Mestre em Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais.

Email: josevianafilho@gmail.com  Blog: www.josevianafilho.blogspot.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

AMADEUS DE PETER SHAFFER

Em cartaz  no Teatro Carlos Gomes , na praça Tiradentes no centro do Rio de Janeiro, Amadeus de Peter Shaffer.A montagem é uma bela oportunidade para quem quer ver um espetáculo, a altura da genealidade do compositor Mozart. A peça, dirigida por Naum Alves de Souza, conta no elenco principal com os atores : Roberto Birindelli(Salieri), Gustavo Rodrigues (Mozart), Silvia Buarque (Constanze), Marcelo Picchi (Joseph II ). Com um cenário minimalista e com alguns  painéis,  podemos imaginar algumas peças montadas pelo mestre  Wolfang Amadeus Mozart . Tudo conduzido por  uma história ficcional narrada por Antônio Salieri ... A adaptação de Peter Shaffer da vida de Mozart, seguiu uma linha não fiel aos fatos da realidade, transformando o compositor da corte Austríaca ,Salieri , em um vilão que inveja o jovem gênio Mozart e em um m ú sico ,digamos, medíocre . Para quem viu ,e ainda lembra do genial filme adaptado da peça Inglesa homônima ,de Milos Forman(Amadeus ,1984), pode matar um

SEU SANTOS

SEU SANTOS José de Ribamar Silva Santos era um funcionário que todo patrão gostaria de ter: assíduo, discreto e vestia a camisa da empresa como nenhum outro. No caso, a Companhia União Caxiense , dona da fábrica têxtil localizada na praça do Pantheon , área central da Cidade de Caxias no Maranhão, foi a felizarda de tê-lo como funcionário. Supervisor geral da linha de produção, não deixou, nos seus trinta e sete anos de empresa, nenhuma vez a produção cair. Tinha a mão todas as funcionárias, e sempre fez questão de participar de todos os processos de seleção, desde que assumiu a supervisão. Esposo de Dona Iracema Carneiro Lago e pai de Sandra Mara, conhecida como a primeira Dentista da Cidade, e orgulho de Seu Santos. Sempre que ia nas reuniões do Lions Club e exacerbava no consumo de vinho, danava-se a recitar Gonçalves Dias e dizer aos quatro cantos que era pai da primeira feminista da cidade, que criara sua filha para ter independência e saber discernir os males do