ANJOS DO SOL DE RUDI LAGEMANN

UM GRITO DE ALERTA PARA A PROSTITUIÇÃO INFANTIL NO BRASIL.


Para minhas irmãs Susana Viana, Rosana Viana e Georgina Viana que me ensinaram desde cedo que prostituição é crime.




Photobucket - Video and Image Hosting



Anjos do sol começa mostrando o início do ciclo da prostituição infantil no Brasil. Um comprador vivido magistralmente por Chico Diaz, atravessa estradas , rios e dunas até chegar a um pequeno vilarejo, onde um pai negocia sua filha. Era para ser a mais velha, mas por doença , o comprador escolhe Maria(Bianca Camparato) . Daí por diante segue a saga de Maria, dentro da rota da prostituição no país.


O filme serve, antes de tudo, para um alerta: Um país que não faz nada para coibir a prostituição infantil nunca será uma nação de fato e muito menos terá um futuro que deseja. Temos que pensar , discutir e fazer algo para que esse quadro acabe de vez da nossa cultura. Dentro dessa discussão o diretor Rudi Lagemann deu sua contribuição. Com uma câmera ágil e observadora mostra todo ciclo da prostituição infantil em sua ficcção. Maria e as outras meninas do filme representam casos reais de abuso , estupro e morte de crianças dentro do mundo do abuso sexual no Brasil.


O ciclo que começa com o abandono dos pais , continua seu caminho pelas estradas do nordeste, cruzando com atravessadores que leiloam e jogam nas mãos de políticos, fazendeiros e quem mais tiver dois a três mil reais para comprar uma criança. O mérito do filme estar em mostrar um tema forte sem apelar para cenas sexuais diretas e ou cair no clichê de discursos sociais sem foco.


Outro grande mérito do diretor foi conseguir dar a dose certa para as atuações dos atores. Principalmente em se tratando da menina Maria, que leva o filme todo com seu olhar de sofrimento ,ódio e dor. Antônio Calloni consegue fazer um cafetão sem cair no estereotipo, e ajuda ainda mais a compor o quadro de abandono de jovens prostitutas em uma cidade garimpo no interior do país.Supresa ainda foi ver Darlene Glória em uma pequena, mas marcante, participação no filme.


O filme tem data prevista para estréia dia 18 de agosto de 2006 na cidade do Rio de Janeiro, atentem para o lançamento no resto do país. Anjos do Sol é um importante e obrigatório quadro que ilustra, ensina e aponta os diversos caminhos que devem ser combatidos dentro do mundo da prostituição. Se você quer ajudar a combater esse crime, pode começar vendo o filme.

0 comentários: