JOSÉ AGRIPPINO DE PAULA, 14.07.1937 - 04.07.2007


MARGINAL ATÉ O FIM ...




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




No último dia 04 de julho, morreu de infarto o cineasta e escritor José Agrippino de Paula. Estava pronto para postar aqui, no dia 14 de julho(quando completaria 70 anos) ,uma pequena homenagem de duas obras que considero importantes para mim: o livro PanAmérica e o filme “Hitler , Terceiro mundo”.



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




O livro PanAmérica é um referência para diversas gerações de escritores,e é um painel alégórico que mistura diversos personagens da emergente cultura pop americana, como John Wayne, Marilyn Monroe, o jogador Joe Di Maggio, Andy Warhol, fazendo alusão a sociedade de consumo dos anos 60. José Agrippino com sua linguagem ,até de certo modo pulp, foi referência também para o Tropicalismo de Caetano e Cia. O livro foi um achado para mim e continua na minha lista de melhores leituras.Obrigatório...



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket




O filme ” Hitler, terceiro mundo” é uma película que faz parte da escola marginal da década de setenta. E faz jus a estética: choca, provoca e em muitos momentos aproxima seres humanos de irracionais. O destaque é um certo Jô Soares no papel de samurai,com cenas marcantes no decorrer de todo o filme.Logo no início, o samurai joga folhas para favelados que mais parecem animais irracionais do que gente.E por fim O samurai Jô, sedento de fome, come uma pedaço de carne soltando grunido, como um verdadeiro animal.
Para mim, de todos os filmes marginais que vi, Hitler Terceiro mundo , experimentou e soube dosar choque e todo conjunto de características da estética marginal, com originalidade e diria até genialidade mais do que qualquer outro exemplar filiado a escola marginal.

José Agippino de Paula, morreu dez dias antes de completar seus 70 anos. Morreu esquecido e esquizofrênico, porém deixou duas obras que farão , de tempos em tempos, ser lembrado.




Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



0 comentários: