Pular para o conteúdo principal

GIMME SHELTER

"...filmes devem ser ,antes de mais nada, algo em que você não duvide. Você confia naquilo que vê..."1



Photobucket - Video and Image Hosting


O Cinema direto americano procurou comunicar um sentido de acesso imediato ao mundo, situando o espectador na posição de observador ideal. Defendeu a não-intervenção, suprimindo roteiro e minimizando a direção2. Dentro dessas primeiras características do cinema direto americano podemos dizer que o Documentário "Gimme Shelter" se encaixa perfeitamente na escola observacional de documentários.

O documentário nos mostra o antes e o depois de uma turnê dos Rolling Stones que entrou para a história pela tragédia causada no show gratuito de em Altamont3 , onde um homem acaba sendo morto a facadas pelos seguranças contratados para o show.

Com uma completa ausência de voz off e sem material de arquivo, documentário começa com os Stones, logo após a tragédia, revendo na moviola algumas das imagens do show. Vozes no rádio informam ainda, as conseqüências do incidente e alguns depoimentos de pessoas que testemunharam o show. A câmera observa atentamente as expressões dos astros do rock ao ouvir e ver todos os acontecimentos.

Observamos, no entanto, que a tragédia serviu como ponto central para criar uma ação dramática por cima daquilo que seria apenas mais um registro de uma turnê de uma banda de rock. O documentário então usa de flash-back para mostrar algumas cenas da turnê da banda. Usam-se então longos planos seqüência sincrônicos, em momentos de pura observação dos Rolling Stones. Ou no estúdio gravando uma música, ou no camarim se concentrando para o show.

As cenas dos shows também são compostas por longos planos, tudo é mostrado como um puro olhar sem suporte, sem encenação e sem um roteiro prévio. O show em si, se encarregou de levar a equipe aos acontecimentos. A música é justificada como mais um elemento observacional por se tratar de uma banda de rock.Tudo caminha para o fatídico momento do show dos Stones e começamos a entender que as cenas de bastidores servem de plot para o que vai acontecer.

O assassinato porém, norteou a equipe para recriar uma ação dramática. "Gimme Shelter" é todo moldado para esse ato, o que faz com que documentário, em alguns momentos, fuja do proposto observacional. Usa-se, por exemplo, a música (em algumas cenas) como trilha para passagens de cena e ou alguns efeitos de sobreposição de imagem (em cenas do palco) para criar uma ilustração visual. Outro ponto que nos remete a uma análise da fuga do cinema direto é notarmos que houve uma preparação para criar a cena da reunião dos Rolling Stones após a tragédia do show, exercendo um controle sobre o que está sendo filmado.

"Gimme Shelter" é quase que por completo um exemplo do cinema direto americano. Os diretores partiram do princípio de que "todo testemunho é um holocausto", ainda mais em se tratando de observar uma turnê de uma grande banda de Rock como os Rolling Stones. Um testemunho que entrou para a história do Rock e do Cinema.


_____________________

1Don Alan Pemebaker
2Trecho retirado da tese de Sívio Da-Rin, Espelho Partido.
3Causada principalmente pelo número excessivo de pessoas e pela segurança desastrosa dos motoqueiros "Hell Angel".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de

POEMA COGITO DE TORQUATO NETO

UM POEMA QUE ME FEZ LEMBRAR Ao encontrar e ler , de Torquato Neto o poema Cogito ,na mesma hora esqueci do que realmente procurava... Poesia tem dessas coisas: lemos, absorvemos e ficamos pensando no que poderia ter feito ou sentido o poeta para se expor tão a fundo, e adentrar em nossas mentes e fazer o tempo voltar como uma espiral... Torquato pertence ao grupo de poetas que viveram pouco (apenas 28 anos), deixaram uma obra curta e nem por isso fizeram mal uso das palavras nos poucos anos que tiveram para criar. Ele também pertence ao grupo de poetas suicidas , um dia após completar 28 anos de idade (Ele nasceu em Teresina, Piauí, em 09 de Novembro de 1944), ligou o gás do banheiro e suicidou-se. Deixou um bilhete: "Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar"( Thiago era o filho de três anos

SEU ISAIAS E O FIM DO MUNDO

  Baseado em uma história real.       Capítulo I – A rua dos castrados.   Não há quem se lembre, ou que pelo menos tenham dito: em qualquer esquina, bar ou banco de praça. A cidade é muda e sem memória. Um baú de relicários esquecidos... O fato é que na década de cinquenta, essa cidade (que aqui não terá nome) tinha uma rua de homens castrados. Envoltos em luto e vergonha. Eram homens que se aventuraram em seduzir e prostituir meninas, adolescentes; onde quase sempre acabavam grávidas e se viam vingadas por um grupo denominado “justiceiros de Deus”. Os Justiceiros de Deus eram todos devotos da Igreja católica, mais precisamente frequentadores da Catedral Metropolitana da cidade, e assíduos trabalhadores da pastoral. Dizimistas, organizadores de festas, quermesses e toda ou qualquer organização que envolvesse a Igreja na cidade. Eram em sete, todos com mais de quarenta anos e casados. Uns pais, outros até avós, e agiam com total ratificação de suas esposas. Dizem, e nã