Pular para o conteúdo principal

SE MEU APARTAMENTO FALASSE

De Billy Wilder



"Se há uma coisa que detesto mais do que não ser levado a sério, é ser levado a sério demais".

Billy Wilder



Photobucket - Video and Image Hosting



A estória é bem simples: C.C. Baxter é um funcionário ambicioso, vivido por Jack Lemmon. Ele empresta seu apartamento para seus superiores. Todos são casados e usam o espaço para ter encontros amorosos. Com essa tática Baxter começa a subir na companhia. Tudo inicialmente dá certo, até ele se apaixonar por Fran Kubelik, vivida por Shirley MacLaine, amante de um dos seus chefes.

O filme é uma comédia amoral. Carregado de um humor inteligente e ácido. Os roteiristas I.A.L. Diamond e Billy Wilder, conseguiram colocar em xeque algumas questões da sociedade capitalista moderna. A instituição familiar correta, dos idos da década de cinqüenta, é questionada quando mostra homens adúlteros e sem nenhum sentimento de culpa traindo suas esposas com as funcionárias da empresa.

C.C Baxter, na ânsia de galgar um melhor cargo dentro da empresa, entra em um perigoso jogo que mescla cumplicidade com seus chefes e elevação de cargos dentro do trabalho. Sem perceber que sua ascensão vai sempre ficar diretamente ligada a uma armadilha perigosa de abuso de poder e troca de favores.

O filme não traz nenhuma inovação com relação à narração, montagem e ou fotografia. Segue a linha americana clássica, porém no tratamento do tema é que a dupla de roteirista vai inovar. Não esqueçamos que a "mocinha" do filme (Fran Kubelik ) é adúltera e o "herói" vivido por Jack Lemmon, não é lá um poço de virtudes.

Ainda sobra espaço no filme para mostrar um pouco da solidão das grandes cidades. C.C Baxter é um homem que vive para o emprego e mora sozinho em um apartamento alugado. E mesmo cheio de más intenções se mostra um personagem solitário e até certo ponto ingênuo.

A amor vai servir tanto para a virada de Baxter, quanto de Fran Kubelik. Ao se apaixonarem os dois protagonizaram a ruptura de seus personagens: Baxter joga para o alto suas artimanhas, cargo e projeção social e abandona tudo, inclusive o apartamento (se ele falasse!), que foi palco para encontros e desencontros amorosos . E Fran Kubelik irá romper o caso amoroso sem futuro com seu chefe para terminar com Baxter. Os heróis erram e são humanos, se apaixonam e amam, assim como na vida real.

Billy Wilder foi premiado com o Oscar de melhor diretor por esse trabalho, o filme ainda ganhou mais quatro: melhor filme, melhor roteiro original, melhor direção de arte - preto e branco e melhor edição. "Se meu apartamento falasse" é um bom exemplo para ilustrar aquilo que o diretor sempre acreditou, é um filme que trata de temas sérios mais sem se levar a sério demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEU SANTOS

SEU SANTOS José de Ribamar Silva Santos era um funcionário que todo patrão gostaria de ter: assíduo, discreto e vestia a camisa da empresa como nenhum outro. No caso, a Companhia União Caxiense , dona da fábrica têxtil localizada na praça do Pantheon , área central da Cidade de Caxias no Maranhão, foi a felizarda de tê-lo como funcionário. Supervisor geral da linha de produção, não deixou, nos seus trinta e sete anos de empresa, nenhuma vez a produção cair. Tinha a mão todas as funcionárias, e sempre fez questão de participar de todos os processos de seleção, desde que assumiu a supervisão. Esposo de Dona Iracema Carneiro Lago e pai de Sandra Mara, conhecida como a primeira Dentista da Cidade, e orgulho de Seu Santos. Sempre que ia nas reuniões do Lions Club e exacerbava no consumo de vinho, danava-se a recitar Gonçalves Dias e dizer aos quatro cantos que era pai da primeira feminista da cidade, que criara sua filha para ter independência e saber discernir os male...

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de...

FILME "AINDA ESTOU AQUI"

  FILME "AINDA ESTOU AQUI" de Walter Salles  ©José Viana Filho                                       @waltersalles_oficial  como poucos cineastas ,sabe nos colocar no filme,na vida dos personagens. Em "AINDA ESTOU AQUI" não é diferente : mergulhamos,nos primeiros 40 minutos, na casa de Eunice e Rubens Paiva; seus filhos,suas comidas,seus amigos ,cachorro,parecem nossos.Tudo soa tão familiar...                                       Na minha opinião,é isso que nos faz no restante da película, sofrermos com o drama de Eunice Paiva ,e entendermos a força e sacrifícios dela e dos seus filhos ,em um final verídico e bem humano. Uma heroína de carne e osso vivida magistralmente por Fernanda Torres. Walter filma a tortura militar ,nos convidando ao drama dos Paivas. Simples,franco e direto...V...