Pular para o conteúdo principal

CINCO VEZES WONG KAR-WAY

Wong Kar-Way: O cineasta dos desencontros.


Image hosting by Photobucket



Dentro da programação do Cine Odeon-Br para o mês de fevereiro, está a mostra "quatro de Wong Kar Wai", onde nas telas do belo cinema da cinelândia passaram os filmes: "Amor a flor da pele" ( In The Mood For Love, 2000) "Amores expressos" (Chungking Express, 1995), "Anjos Caídos" (Duo Luo Tian Shi, 1995) e "Felizes Juntos" (Cheun Gwong Tsa Sit, 1997), este último lhe valeu a palma de melhor direção no festival de Cannes.

Tive o prazer de depois de ter assistido a 2046 (seu último filme) dar de cara com uma grande mostra de sua obra em tela grande. Onde, aliás, qualquer filme deve ser contemplado. Revi dois filmes(Amor à Flor da Pele e Felizes Juntos) e contemplei ainda com duas obras primas que haviam passado em branco na minha lista cinematográfica.

Em "Anjos caídos",o poeta de Hong Kong, imprime com delicadeza e sensibilidade a vida de quatro personagens que se entrelaçam no decorrer do filme. Um assassino profissional e sua agente, desenvolvem uma estranha relação platônica. Enquanto que a cidade serve de palco para os assassinatos tramados por ela e executados por ele, o amor da agente se desenvolve de maneira lírica e nada convencional. Paralelo a isso, um surdo mudo vive de pequenos trambiques submerso ao seu silêncio e a relação com seu pai que está preste a morrer. Destaque para a atuação de Takeshi Kaneshiro que faz um deficiente sem cair no exagero e caricatura e ao mesmo tempo nos remete a um personagem cheio de comicidade. O final nos lança duas histórias que se cruzam para formar quem sabe, um belo casal.


Já em "Amores expressos" o mesmo Takeshi Kaneshiro faz um policial que se ver envolto em uma crise amorosa (terminou com sua namorada) e decide se apaixonar pela primeira mulher que aparecer. As ações do policial se cruzam com uma mulher misteriosa (uma espécie de traficante) e tem como palco mais uma vez a cidade, sempre como um personagem obscuro e observador das relações amorosas. Paralelo a isso um outro policial (Tony Leung, que está em todos os filmes exibidos) tem seu namoro terminado com uma bela aeromoça (linda mesmo) e vê seu caminho sempre cruzando com a balconista de lanchonete. Uma carta de despedida e uma chave do apartamento contemplam a esse que foi para mim, uma das mais belas histórias de amor já contadas.

As histórias se repetem, se cruzam. A cidade pode ser a mesma, a violência também, mas o estilo e o talento de Wong Kar-Way fazem com que sempre a mesma história tomem caminhos diferentes, o que faz com que os temas abordados pareçam estranhamente inéditos. Todos esses filmes já têm em locadora, em dvd e vhs, talvez aí uma grande diversão para quem quer entrar de cabeça em belas histórias cinematográficas ou curar doenças do coração.


Image hosting by Photobucket

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEU SANTOS

SEU SANTOS José de Ribamar Silva Santos era um funcionário que todo patrão gostaria de ter: assíduo, discreto e vestia a camisa da empresa como nenhum outro. No caso, a Companhia União Caxiense , dona da fábrica têxtil localizada na praça do Pantheon , área central da Cidade de Caxias no Maranhão, foi a felizarda de tê-lo como funcionário. Supervisor geral da linha de produção, não deixou, nos seus trinta e sete anos de empresa, nenhuma vez a produção cair. Tinha a mão todas as funcionárias, e sempre fez questão de participar de todos os processos de seleção, desde que assumiu a supervisão. Esposo de Dona Iracema Carneiro Lago e pai de Sandra Mara, conhecida como a primeira Dentista da Cidade, e orgulho de Seu Santos. Sempre que ia nas reuniões do Lions Club e exacerbava no consumo de vinho, danava-se a recitar Gonçalves Dias e dizer aos quatro cantos que era pai da primeira feminista da cidade, que criara sua filha para ter independência e saber discernir os male...

OS BONS COMPANHEIROS DE MARTIN SCORSESE

OS BONS COMPANHEIROS (Goodfellas, 1990) De Martin Scorsese SINOPSE: Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais 1 . ANÁLISE DO FILME: Baseado no bestseller de Nicholas Pileggi "Wiseguy", que conta à vida do contraventor Henry Hill, "Os Bons Companheiros" é um projeto pessoal do diretor Martin Scorsese. O filme vai funcionar como um resumo de tudo o que o estilo "Scorsesiano" traz de...

FILME "AINDA ESTOU AQUI"

  FILME "AINDA ESTOU AQUI" de Walter Salles  ©José Viana Filho                                       @waltersalles_oficial  como poucos cineastas ,sabe nos colocar no filme,na vida dos personagens. Em "AINDA ESTOU AQUI" não é diferente : mergulhamos,nos primeiros 40 minutos, na casa de Eunice e Rubens Paiva; seus filhos,suas comidas,seus amigos ,cachorro,parecem nossos.Tudo soa tão familiar...                                       Na minha opinião,é isso que nos faz no restante da película, sofrermos com o drama de Eunice Paiva ,e entendermos a força e sacrifícios dela e dos seus filhos ,em um final verídico e bem humano. Uma heroína de carne e osso vivida magistralmente por Fernanda Torres. Walter filma a tortura militar ,nos convidando ao drama dos Paivas. Simples,franco e direto...V...